Peterson em reunião com servidores sobre criação do GTE (Foto: Dante Rodrigues)

Com o objetivo de organizar as ações do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) frente à pandemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus (COVID-19), o diretor geral Peterson Andrade criou nesta segunda-feira, 16, um Grupo de Trabalho Extraordinário (GTE) interdisciplinar composto por representantes da Coordenação Acadêmica e Gerência de Graduação; docentes do Instituto de Ciências da Vida (ICV); e enfermeiros do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).

O GTE avaliará periodicamente o andamento do cenário da epidemia no país e região do  Vale do Rio Doce, considerando as orientações das autoridades sanitárias e do Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre Coronavírus da UFJF. “Um grupo multidisciplinar local que busca conhecer a realidade da região e do campus de GV é importante por proporcionar discussões técnicas para embasamento de ações da gestão relacionadas ao Covid-19 e padronização das ações locais em consonância com o comitê da sede”, destacaram os professores Fábio Pieri e Alexandra Paiva, integrantes do GTE.

Em primeira reunião realizada ainda na segunda-feira, o grupo criou um relatório que foi enviado pela gestão do campus GV ao Conselho Superior. “Durante a reunião algumas preocupações foram levantadas, tais como a subnotificação dos casos; o fluxo diário de pessoas entre  Governador Valadares e Ipatinga (cidade que já confirmou um caso do Novo Coronavírus) e as medidas preventivas”, afirmou Peterson Andrade.

O documento disponível aqui cita ainda uma série de outras questões específicas do campus GV e da região de Governador Valadares para solicitar a paralisação das atividades acadêmicas.  Paralisação que, ainda na tarde de segunda-feira, foi anunciada pela reitoria.

Primeira reunião do GTE foi realizada nesta segunda, 16 (Foto: Gabriella Ramos)

O GTE é formado pelos seguintes integrantes: Fábio Pieri, Coordenador Acadêmico da UFJF-GV e Coordenador do Grupo; Andréia Queiroz, Gerente de Graduação da UFJF-GV; Patricia Ferraz Martins, professora do Departamento de Medicina; Alexandra Paiva Araújo Vieira, professora do Departamento de Ciências Básicas da Vida; e Érica Barbosa Magueta Silva e Guilherme de Andrade Ruela, enfermeiros do Siass. “Montamos o grupo com o objetivo de agrupar os docentes e técnicos com conhecimento nas questões que envolvem o COVID-19 e, ao mesmo tempo, com atribuições na gestão do Campus. Por isso, a entrada da Coordenação Acadêmica e Gerência de Graduação. A participação de integrantes do ICV é indispensável, pois temos docentes que atuam na área de infectologia, epidemiologia e virologia; bem como a participação dos servidores do Siass”, ressaltou Peterson.

Dois docentes do GTE foram indicados para o Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre o COVID19 (coronavírus). “Com o GTE estes docentes estarão mais assessorados para a emissão de parecer sobre a realidade de Governador Valadares e o contexto institucional local. É importante a comunidade acadêmica seguir acompanhando os informativos do Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre o COVID19”, finalizou Peterson.

Todas as informações fornecidas pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre o COVID19, bem como pelo GTE do campus GV, estarão atualizadas nos canais de comunicação da UFJF-GV.

Acompanhe diariamente a situação da epidemia em Minas Gerais por meio dos boletins divulgados pela Secretaria de Saúde do estado.