O Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre o COVID19 (coronavírus) se reuniu pela segunda vez neste sábado, 14 de março. Com o intuito de avaliar a evolução do cenário local e nacional relacionado ao novo coronavírus, o Comitê divulga novo comunicado com as diretrizes para a comunidade acadêmica da UFJF, campus Juiz de Fora e Governador Valadares. Próxima reunião acontecerá na segunda-feira, 16, às 15h.

É fundamental alertar para o fato de que todas as informações relacionadas aos acontecimentos e decisões da UFJF serão publicadas exclusivamente no Portal da UFJF de Juiz de Fora e Governador Valadares e nas contas oficiais da Universidade nas redes sociais. Qualquer dúvida sobre informações recebidas por outras fontes devem ser esclarecidas diretamente nos canais oficiais de comunicação da instituição. Desta forma, evitaremos pânico e desinformação.

Confira o segundo informe divulgado pelo Comitê:

Reunião Comitê COVID19 em 14 de março de 2020.

INFORME NÚMERO 2

1. Ressaltamos que, até o presente momento, Juiz de Fora e Governador Valadares não apresentam casos confirmados de COVID19 pelo Ministério da Saúde e, portanto, a situação epidemiológica das cidades não exige mudança em relação às orientações do informe 01. Sendo assim, casos considerados suspeitos NÃO indicam até o momento medidas de suspensão de aulas.
  2. SOMENTE a página e as redes da UFJF  são os canais oficiais deste comitê para informação sobre orientações acerca do COVID19  à comunidade acadêmica. Recomenda-se o cuidado redobrado com informações que gerem pânico e ansiedade.
  3. O comitê recomenda a participação de toda a comunidade acadêmica no sentido de cooperar para a manutenção e abastecimento de itens básicos imprescindíveis à higiene e prevenção da transmissão do COVID19.
  4. Baseado no Ofício Circular SEI n. 825/2020 do Ministério da Economia, o comitê orienta o gestor do contrato da empresa terceirizada responsável pela manutenção e limpeza da universidade para que seja intensificado o controle do abastecimento de sabonete líquido e papel toalha.
  5. O comitê atenta para a necessidade permanente na atual situação da valorização da solidariedade e do cuidado nas relações interpessoais, no sentido de preservarmos um bom ambiente de trabalho, fortalecido e que colabore com todas as medidas sugeridas.
  6. O comitê reforça a importância da comunicação em caso de afastamentos e atestados médicos; no caso de discentes: por e-mail ou por telefone à coordenação de curso; no caso de servidores: por meio de comunicação à sua chefia imediata.