Treinamento de servidores para a utilização do software aconteceu nesta sexta-feira, 13. (Foto: Sebastião Junior)

Mais rapidez, eficiência e transparência. Estas são as principais vantagens do GP-Web, sistema adotado pelo campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) para gerenciar seus projetos. A partir da próxima semana, todas as metas e objetivos dos setores administrativos ficarão reunidos em um único banco de dados. Para se adaptarem às mudanças, os gestores ligados à Direção-Geral participaram de um treinamento nesta sexta-feira, 13, para conheceram as funcionalidades e recursos do software.

A implantação do sistema é uma necessidade antiga do campus, que buscava melhores práticas gerir os setores. Inicialmente levantada pelo setor responsável por projetos de arquitetura e engenharia da UFJF-GV, a demanda ganhou a adesão do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI), que desde o início do ano passado tem estudado o GP Web. O que pesou na escolha do software foi o fato de ser público – ou seja, com código aberto e sem a necessidade de a instituição pagar pelo seu uso – e permitir a criação de demandas, vinculá-las ao usuário e ainda gerenciar prazos e progressos.

De acordo com o coordenador administrativo da UFJF-GV, Emílio Mafalda, o objetivo do sistema é “criar uma política de planejamento por gestão de projetos, facilitando a tomada de decisão, aumentando o controle gerencial, otimizando a alocação de pessoas e facilitando a gestão do conhecimento”.

O mesmo defende o diretor-geral do campus, Peterson Marco de Oliveira Andrade. “Possibilitará o acompanhamento das ações de forma integrada e coordenada, mesmo com servidores de vários setores. Desta forma, evitaremos a fragmentação das ações e a sobrecarga cognitiva dos gestores. Ganharemos em eficiência com um melhor gerenciamento das atividades”, explica.

Inicialmente, apenas as coordenações, gerências e setores ligados à Direção-Geral utilizarão o GP Web, mas a expectativa é ampliar seu uso para todo o campus.