Banca foi composta pela professora Raquel Tognon Ribeiro, da UFJF-GV; professora/orientadora Sandra Bertelli, da UFJF-GV; e Jairo Lisboa, da UFVJM-campus Mucuri. (Foto: Pedro Hiago)

A utilização de complexos nanoestruturados para o controle de doenças inflamatórias foi tema de uma dissertação de mestrado desenvolvida pela pesquisadora Paloma Esteves de Carvalho, dentro do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).  Orientado pela professora Sandra Bertelli, o trabalho foi defendido e aprovado em banca realizada na última sexta-feira, 6.

Doenças autoimunes como artrite reumatoide, esclerose múltipla, entre outras, são doenças inflamatórias que não possuem tratamento capaz de promover a cura e recuperação total do paciente. Daí a necessidade da investigação de novas substâncias para futura utilização no tratamento destas doenças. O estudo realizado Paloma caminha neste sentido ao propor complexos nanoestruturados que poderiam controlar doenças inflamatórias. “Embora o estudo esteja compreendido numa das primeiras fases de desenvolvimento de novas terapias, foi possível constatar um potencial imunomodulador promissor, o que motiva a continuidade do estudo destas substâncias”, destacou Paloma.

Para a orientadora Sandra Bertelli, os resultados obtidos foram animadores, mas muitos estudos ainda precisam ser realizados para o desenvolvimento de um novo medicamento. “Os resultados estimulam a equipe a prosseguir com os estudos. Além disso, o projeto permitiu a geração de patente”.

Egressa do curso de graduação em Farmácia pela UFJF-GV, Paloma destacou que a pesquisa contribuiu ainda para a consolidação e aprimoramento de seus conhecimentos e competências. “Consolidou minhas competências na atuação laboratorial ao desenvolver e praticar novas habilidades, tais como o manejo de cultura celular. Além disso, a pós-graduação favoreceu o meu crescimento pessoal, me tornei uma pessoa melhor, com diferentes perspectivas de futuro e muito mais confiante”. O próximo passo é o doutorado.  “A defesa do mestrado veio acompanhada com a abertura de novas oportunidades na minha carreira profissional que sem o título de mestre eu não alcançaria. No doutorado, pretendemos continuar os estudos com o objetivo de compreender melhor o mecanismo de ação das substâncias e aprofundar a avaliação da atividade anti-inflamatória em modelos de inflamação crônica”.

A pesquisa “Avaliação do potencial imunomodulador do Ródio (III) e dos complexos de ródio (III) com ciclodextrinas” foi realizada em parceria com o professor Ângelo Márcio Leite Denadai (UFJF-GV) e com as colaborações dos professores Jeferson Gomes da Silva (UFJF-GV), Caio César Souza Alves (UFVJM-campus Mucuri) e Alessandra de Paula Carli (UFVJM-campus Mucuri), além da contribuição de toda a equipe composta por alunos da graduação e pós-graduação do PMBqBM, na UFJF-GV. O projeto teve o apoio financeiro da UFJF, FAPEMIG, CT-Infra/Finep e CNPq.