No mês de fevereiro de 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora realizou processo licitatório para a ocupação de um posto de atendimento bancário no campus central da Universidade. Houve apenas uma proposta, sendo vencedor o Banco Santander S.A.. A decisão em participar do processo é exclusiva das instituições bancárias, sem qualquer interferência da Universidade.

Neste contexto, o Banco do Brasil, por decisão exclusiva deste banco, não apresentou, no processo de licitação, uma proposta para um posto de atendimento no campus. Por isso, o BB estará deixando as atuais instalações. Permanecerá no campus apenas um posto do banco Santander, que venceu o processo licitatório.

Em paralelo, foram também licitados espaços para a instalação de caixas eletrônicos. Neste caso, o Banco do Brasil apresentou proposta vencedora para caixas eletrônicos na área da Reitoria e na área hoje existente no Museu de Arte Moderna (Mamm). O Santander permanecerá com os caixas eletrônicos nos locais onde o banco já os possui, também licitados.

Em conclusão, a UFJF segue os ditames legais e a decisão em participar ou não dos processos licitatórios foi única e exclusiva das instituições bancárias.