Células-tronco, biofabricação de órgãos e edição gênica são tópicos do evento (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre oficialmente o primeiro semestre de 2020 com a aula inaugural “Terapias avançadas: células-tronco, biofabricação de órgãos e edição gênica”, ministrada pelo pesquisador do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco da Universidade de São Paulo (USP), Ernesto da Silveira Goulart Guimarães. O evento gratuito e aberto ao público ocorre nesta quarta-feira, 11 de março, às 16h, no auditório da unidade. Não há necessidade de inscrição prévia.

Na aula, o pesquisador pretende explicar o conceito de terapia avançada e suas aplicações. “Vou falar um pouco do que tenho feito nos últimos sete anos, mostrar exemplos práticos de como a gente consegue, utilizando técnicas de bioimpressão 3D, criar produtos em laboratório, organoides e realizar xenotransplantes. Esses são alguns tópicos que serão abordados. Também irei apresentar as perspectivas e qual é o papel do farmacêutico nesta nova era da Medicina”, destaca Guimarães.

Segundo o pesquisador, terapia avançada é um tipo específico de terapia que utiliza células ou tecidos manipulados em laboratório para o tratamento de determinadas doenças. “Essas células podem ou não ter sua sequência genética modificada”, explica.

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, a aula abordará um tema extremamente inovador e necessário para o desenvolvimento de novos tratamentos de doenças. “Nosso intuito principal foi trazer para a Faculdade um tema que desperte em nossos alunos o interesse de buscar técnicas novas para o desenvolvimento da saúde no Brasil. É também uma oportunidade de troca de informações, de possíveis colaborações entre pesquisadores e estudantes.”

Guimarães tem doutorado em Genética pela USP e mestrado em Ciências Biológicas: Genética e Biotecnologia pela UFJF. Atualmente ele é pesquisador da universidade paulista e trabalha na área de Bioengenharia Tecidual e Biomateriais, com foco em Engenharia Tecidual Hepática (bioimpressão 3D e organoides hepáticos) e Engenharia Genética, com foco em xenotransplante, técnica de enxerto de órgãos, tecidos e células entre espécies diferentes.

Outras informações: (32) 2102-3803 – Faculdade de Farmácia