Servidores e estudantes devem fazer requerimento on-line, agilizando o processo (Foto: Elisa Chediak/UFJF)

Mais de 2.100 solicitações foram atendidas e mais de mil carteirinhas entregues após a primeira semana de mudança no sistema de requerimentos, que agora podem ser feitos via on-line por estudantes e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O novo modelo de pedidos está em vigor desde o dia 17 de fevereiro, e visa agilizar o processo de emissão e, consequentemente, reduzir as filas nos horários em que as unidades do Restaurante Universitário (RU), em Juiz de Fora, comportam o maior fluxo de alunos.

A solicitação deve ser feita por meio do endereço carteirinha.ufjf.br.

É exigido que a matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) esteja com status ativo, além de documentos individuais, como Registro Geral (RG), comprovante de matrícula emitido pelo Siga e foto 3×4, produzida e enviada pelo próprio estudante ou servidor. A foto deve ser recente, de frente, com fundo branco, não podendo haver utilização de lenços, chapéus, bonés e óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador.

Nome social e selinho
As carteirinhas da UFJF podem ser emitidas com o nome social adotado pelo(a) usuário(a) ou com o nome civil; também é possível a feitura da carteirinha unificada, que contém o nome social na frente e o nome civil no verso.

Já os selinhos de validação do documento estarão disponíveis somente a partir do dia 1º de abril, uma vez que o atual tem validade até o dia 31 de março de 2020. Os solicitantes devem procurar a coordenação do RU para a troca. Segundo a coordenadora do Restaurante Universitário, Adriana Abreu Andrade, muitos estudantes têm procurado a instituição antes da hora, “o que tem alimentado as filas de atendimento”.

Correções
Adriana lembra que as correções referentes à documentação exigida devem ser feitas na mesma solicitação, sendo desnecessária abertura de nova demanda. “Nestes casos, alguns alunos e servidores têm aberto nova solicitação, o que gera atraso no atendimento, colocando-os no fim da fila e prejudicando a sua própria demanda. É importante que as correções sejam feitas numa mesma solicitação, pois assim os prazos continuam a correr normalmente. Além disso, o acompanhamento do pedido pode ser feito pelo próprio sistema”, explica.

Retirada
A coordenadora alerta ainda para a necessidade do demandante buscar a carteirinha no local escolhido. A retirada da carteirinha é presencial e acontece nas duas unidades do RU. Os horários de funcionamento do campus são de segunda à sexta, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 18h30 às 20h; e aos sábados, das 10h às 14h. Na unidade Centro, de segunda à sexta, das 8h às 14h. A troca do selo de validade continua sendo presencialmente.

Campus avançado
Os estudantes e servidores de Governador Valadares possuem sistema próprio e devem solicitar a carteirinha através do SAU Alunos e SAU Servidores, respectivamente. A retirada do documento é presencial e acontece na Central de Atendimento da sede administrativa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

2ª Via
Para os casos em que a carteirinha encontra-se ilegível ou danificada, deve-se anexar o arquivo digitalizado do documento, sendo imprescindível, no ato da retirada, a devolução da antiga.

Em situações de perda ou roubo, o estudante ou servidor deve anexar arquivo com o Boletim de Ocorrência completo, com data de expedição recente (máximo 30 dias) e documento oficial com foto.

Com a troca de curso ou ciclo, no caso de alunos, é necessário anexar o arquivo com a digitalização da carteirinha atual (frente e verso) para fins de comprovação da posse. Nesse caso, a nova carteirinha somente será entregue se, no ato da retirada, o discente devolver a antiga para descarte.

(32) 2102-3491 – Restaurante Universitário