Edital prevê bolsas para alunos com carência financeira comprovada (Imagem: Pixabay)

O curso de Especialização em Moda, Arte e Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou edital para o processo seletivo da nova turma. São oferecidas 40 vagas para alunos pagantes. As inscrições devem ser realizadas pelo email posmodaufjf@gmail.com até o dia 26 de março. 

Em sua 7ª edição, o curso passou por uma reestruturação para melhor atender à demanda constante do mercado da moda, da arte e da cultura contemporânea. “Reestruturamos as disciplinas, pois antes havia uma visão maior sobre a área das artes visuais e, agora, acrescentamos um forte repertório de moda. Trouxemos três professores convidados, a Lilyan Berlin que é especialista em sustentabilidade e tendências contemporâneas da Moda; a Maya Marx que trabalha hibridações entre arte, moda e corpo; e o Flávio Sabrá que pesquisa gestão do produto da moda. Ainda contamos com um time bastante conceituado do curso de bacharelado de Moda da UFJF”, explica o coordenador da especialização, Javer Volpini.

O novo processo seletivo traz algumas novidades, entre elas, além de vagas para alunos pagantes, há uma seleção para estudantes bolsistas, por demanda social, com comprovada carência financeira, correspondendo a 10% do total de vagas. Os requisitos podem ser conferidos no edital 02/2020 e as inscrições são realizadas presencialmente, porém apenas até o dia 16 de março. A especialização também oferta 10% das vagas para alunos bolsistas, por demanda social, representada por servidores públicos ativos da UFJF por meio de edital interno organizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

A pós-graduação lato sensu Moda, Arte e Cultura pode ser abordada como uma ponte importante entre a graduação e o mercado de trabalho, mas também entre a graduação e a pós-graduação strictu sensu. O Instituto de Artes e Design (IAD) oferece o Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, com cursos de mestrado e de doutorado, com uma linha de pesquisa intitulada Arte, Moda: História e  Cultura, que investiga as artes visuais e a moda, em seus movimentos de reflexão e produção, a partir de abordagens teóricas e metodológicas embasadas em processos e interpretações históricas e culturais, na convergência com a área das ciências humanas.

Para os alunos pagantes, a especialização pode ser paga em 15 parcelas de R$ 350. As aulas começam no dia 4 de abril.

Confira os editais na página da Pós-graduação da Moda

Outras informações: (32) 2102-3350 – Secretaria IAD