Lista de oportunidades pode ser conferida no Portal do Estudante, com detalhes de cada seleção (Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece inúmeras oportunidades que auxiliam na permanência do aluno no Ensino Superior. Entre as principais modalidades estão as bolsas de Treinamento Profissional, Extensão, Monitoria, Iniciação à Docência e Iniciação Científica, e Estágios, que têm sua oferta ampliada com o início de cada semestre letivo.

As oportunidades estão listadas no Portal do Estudante, com novos editais sendo publicados todos os dias na página. Os quadros de avisos das faculdades também podem reunir a lista dos editais abertos, que contêm bolsas remuneradas e voluntárias. 

Confira nos links as atualizações:

Treinamento Profissional
O bolsista de Treinamento Profissional auxilia professores e técnico-administrativos da UFJF em atividades ligadas a algum setor ou projeto específico da Universidade. São 12 horas semanais de dedicação, com a remuneração conforme cada edital. A orientação do aluno é feita por um professor ou profissional da área. A Instituição oferece cerca de 300 projetos deste tipo.

Bolsas de Treinamento Profissional

Extensão
Como bolsista de Extensão, o estudante pode lidar diretamente com a comunidade externa, prestando serviços que vão de assistência médica à jurídica, passando por atividades físicas e de lazer. São aulas gratuitas de informática, aulas de música para crianças atendidas por instituições diversas e centenas de outras iniciativas. Os projetos são coordenados pelos professores e geridos através da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A carga horária e remuneração são descritas a cada edital lançado. As oportunidades para extensão podem ser conferidas nos dois links a seguir:

Bolsas de Extensão e Página de Extensão

Monitoria
O monitor auxilia os professores no atendimento aos alunos para esclarecer suas dúvidas em determinada disciplina do curso. É interessante ter afinidade com a carreira de magistério e facilidade em repassar conhecimento. E claro, o monitor precisa ter sido aprovado na disciplina em que vai auxiliar. Trata-se de uma forma do estudante aprender ainda mais ensinando. A carga horária é de 12 horas semanais, com remuneração conforme cada edital.

Bolsas de Monitoria

Iniciação Científica, Iniciação à Docência e Iniciação Tecnológica
O bolsista de Iniciação Científica auxilia os professores nas pesquisas científicas e tecnológicas e ainda em programas de cooperação técnico-científica, desenvolvidos com outras instituições. São projetos, dos simples aos mais complexos, que transformam a vida da sociedade. A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) é responsável pela aprovação de projetos e recursos.

Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação à Docência

Outras informações
Portal do Estudante