Alimentos e materiais de limpeza são doados a instituições da cidade. (Foto: arquivo/UFJF)

As aulas do primeiro semestre já começaram no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, e, em meio ao clima de boas-vindas aos novos estudantes, a solidariedade se destaca na 12ª edição da Gincana Solidária da UFJF-GV. Calouros e veteranos dos dez cursos de graduação estão reunidos em duas equipes, que buscam arrecadar alimentos, materiais de limpeza, além de doações de sangue e cadastro de medula óssea. A competição acontece até o próximo dia 19, e toda a comunidade pode participar!

Ponto de doação na sede administrativa da UFJF-GV.

Na edição deste ano, a Gincana conta com cinco pontos de arrecadação na cidade: a Sede Administrativa da UFJF-GV, a Faculdade Pitágoras, a Unipac e em duas unidades do Recanto do Açaí do Container. Toda a comunidade pode ajudar com doações, que vão contabilizar pontos a serem divididos igualmente entre as duas equipes. Confira os endereços dos locais de arrecadação ao final da matéria.

Segundo a produtora cultural e idealizadora da atividade, Lúcia Gomides, também é possível contribuir diretamente a uma das equipes. “Os pontos de doação são uma inovação deste ano. A comunidade nos perguntava como doar, como ajudar na iniciativa. A gincana é uma realidade na UFJF-GV, desenvolvida com o objetivo de transformar o trote em uma ação solidária, onde os calouros podem ser abraçados e integrados. Pensamos na Gincana como uma oportunidade de recebê-los de forma saudável e de ajudar o próximo”.

Peterson garantiu sua doação de sangue para a 12ª Gincana Solidária. (Foto: divulgação)

Primeiro doador de sangue desta edição, o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, destacou a importância do envolvimento da comunidade acadêmica na competição. “Com objetivo de fortalecer e participar ativamente da campanha, fiz a doação de sangue. O processo todo demorou aproximadamente uma hora, desde o cadastro, entrevista, lanche e coleta do sangue. Tenho muito orgulho da Gincana Solidária; a doação é o mínimo que posso fazer como atitude de agradecimento pela dedicação dos servidores e estudantes com o Campus e população de Governador Valadares”.

Os esforços dos estudantes, bem como da equipe organizadora e dos patrocinadores do evento têm como objetivo bater a meta de arrecadação de uma tonelada de alimentos. A Gincana Solidária da UFJF-GV é a oportunidade de conciliar atividades de integração e amizade entre colegas de diferentes cursos em prol de um nobre ideal: ajudar o próximo. As doações serão destinadas a três instituições da cidade: Creche Madre Tereza de Calcutá, Cidade dos Meninos e Acolhe Vida.

Ação social e entrosamento conduzem a competição

Além das doações, a competição promove integração e amizades. (Foto: arquivo/UFJF)

A gincana é realizada desde 2014 pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) em parceria com o setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV. Trata-se de uma competição em que os alunos dos dez cursos de graduação do campus são organizados em equipes. Vence quem conseguir arrecadar a maior quantidade de doações, que são destinadas a instituições filantrópicas de Governador Valadares. Clique aqui e confira o regulamento da Gincana.

Já foram doados mais de 8 toneladas de alimentos, além de 20 mil itens de limpeza. O Hemominas da cidade recebeu, a partir da Gincana, mais de 340 doações de sangue e 188 cadastros de medula óssea. Para doar sangue, é preciso estar em condições físicas adequadas. Clique aqui e confira mais informações. O Hemominas de GV fica localizado à Rua Barão do Rio Branco, 707, no Centro.

Além das ações realizadas em conjunto pelos membros das equipes, que se dividem para arrecadar doações em supermercados e empresas da cidade, desde a 8ª edição da competição são realizados também jogos de integração. A atividade tem como objetivo mobilizar os estudantes e reforçar a importância da coletividade e do comprometimento de todos na competição. Neste ano, a Noite dos Jogos acontece no dia 18, a partir 19h, na Praça de Esportes de GV.

Pontos de arrecadação de doações em Governador Valadares

Sede Administrativa da UFJF-GV