Segundo a presidente do Daen, o objetivo do evento foi promover a proximidade entre os estudantes do primeiro e segundo períodos. (Foto: Sebastião Junior)

A tarde desta quarta-feira, 4, foi de integração entre os estudantes da Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Os veteranos recepcionaram os calouros do curso com palestras sobre o cotidiano acadêmico, a importância da representação estudantil e as diversas atividades à disposição dos discentes, como as atléticas, por exemplo. Teve até egressa da universidade falando sobre os desafios do mercado de trabalho para os profissionais da nutrição.

A veterana Ana Helena Viana Ferreira (à frente) fez questão de recepcionar os novos estudantes de Nutrição. (Foto: Sebastião Junior)

De acordo com a presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Nutrição (Daen) – responsável pela organização do evento – o objetivo foi promover “uma recepção mais próxima e tentar criar vínculo entre os estudantes do primeiro e do segundo período e criar a tradição na universidade do diretório receber os calouros”. Isabela Figueiredo e Souza destaca que essa proximidade é importante porque “muita gente vem de fora, deixa a família para trás e não está acostumada com a rotina da universidade” e que, por isso, a atividade promovida Daen “vem para acalmar, tirar dúvidas e fazer essa transição ficar um pouco mais fácil”.

A estudante do segundo período, Ana Helena Viana Ferreira, participou do evento no último ano e fez questão de recepcionar os novos estudantes do curso. “É uma forma de descontração. A gente conhece nossos calouros, quem está empolgado para entrar na faculdade e faz disso quase uma tradição”, ressaltou.

Para a caloura Iara Ferreira Nascimento (de azul), o evento desta quarta-feira também foi um momento de interação. (Foto: Sebastião Junior)

Na opinião da caloura Iara Ferreira Nascimento, a atividade desta tarde foi muito agregadora, pois além de trazer uma “amplitude de informações” para quem ainda está na primeira semana de aula, proporcionou um momento de “interação contínua” entre os estudantes. “Acredito que isso aqui é um pontapé inicial para que os calouros venham participar de todos os eventos da faculdade e estejam inteirados tanto dentro quanto fora dela, levando o nome da universidade para a sociedade”, frisou.

Egressa do curso de Nutrição da UFJF-GV, Inês Portes falou sobre sua trajetória profissional. (Foto: Sebastião Junior)

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória de Inês Portes. Formada há um ano na UFJF-GV, ela explicou como é a rotina profissional do nutricionista e ainda deu um conselho para quem vai se dedicar à área: “estudo, pesquisa e projetos de extensão, porque dentro da universidade a gente fica muito preso à teoria. Então vamos tentar essas práticas que a gente faz fora da universidade”, recomendou.