“Chega+ Direito” começou na última segunda-feira, 2, e vai até 24 deste mês. (Foto: Bruna Souza)

Os alunos que ingressaram este semestre no curso de Direito do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) contam com uma série de palestras e debates com temas ligados à área jurídica e à rotina acadêmica. Trata-se do “Chega+ Direito”, que começou na última segunda-feira, 2, e vai até 24 deste mês. A programação aborda questões como o estágio, atividades complementares e liberdade religiosa, Estado laico e universidade.

De acordo com a organizadora do evento e vice-coordenadora do Direito da UFJF-GV, Simone Cristine, o principal objetivo da atividade é “recepcionar os calouros e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao curso por meio de palestras de interesse geral, relacionados a uma cultura de tolerância e troca de ideias.”

Da esquerda para a direita: Gilvan Oliveira, Simone Cristine e Alice Almeida. (Foto: Bruna Souza)

A primeira dessas palestras aconteceu na noite da última segunda e abordou as carreiras jurídicas, isto é, aquelas profissões que exigem bacharelado em direito. O defensor público Gilvan Oliveira e a tenente da Polícia Militar de Minas Gerais Alice Almeida falaram sobre suas ocupações profissionais e os desafios de cada uma delas.

Na opinião da caloura Andressa Ramos Dionísio, o tema da palestra é interessante, pois gera muita dúvida entre os novos discentes. “Ao iniciar um curso como o de direito, o qual oferece uma abrangente possibilidade de ingresso profissional, muitos encontram-se perdidos em relação a qual caminho seguir, e a exposição me apresentou um amplo saber em relação as opções de áreas que posso optar após a conclusão do meu curso, reduzindo, dessa forma, algumas inseguranças que eu tinha”, afirmou.

Na tarde desta terça-feira, 3, os calouros aprenderam os principais pontos do Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) e os requisitos gerais do curso. As atividades continuam nesta quarta-feira, 4, a partir das 9h.

Para a caloura do curso de direito, Andressa Ramos, a atividade “apresentou um amplo saber em relação as opções de áreas” que pode optar após a conclusão do curso. (Foto: Bruna Souza)

Para conferir a programação completa do “Chega+ Direito”, clique aqui. Atividades também  são abertas aos estudantes dos demais cursos e à comunidade externa.