A vice-reitora Girlene Alves destacou o hospital como parte fundamental no auxílio da saúde e do ensino (Foto: Alexandre Dornelas)

Cento e treze novos residentes – dos Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/ Ebserh) – foram recepcionados na manhã desta segunda-feira, dia 2, em solenidade no Centro de Ciências. As atividades continuaram durante todo o dia.

Presente no evento, a vice-reitora, Girlene Alves, destaca o hospital como parte fundamental no auxílio da saúde e do ensino. “O primeiro ponto de vista é institucional, de forma que a residência vem como uma modalidade de capacitação em serviço que coloca não só o residente em processo de aprendizado, mas ele coloca também o servidor do HU, de todas as áreas, como professor.”

Já o superintende do HU, Dimas Araújo, ressaltou que o hospital abriu mão dos cursos de especialização de mestrado e doutorado em função da importante formação dos residentes. “Hoje, a gente tem um programa extremamente forte em todas as áreas da saúde e da gestão hospitalar. A gente pretende manter o hospital funcionando e contribuir de maneira decisiva no ensino.”

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Angela Maria Gollner, o primeiro dia de recepção é para discutir os regimentos internos. “É feita uma apresentação do Hospital, para que as pessoas saibam como ele funciona e se atentar às notícias e ao site. Porém, o acolhimento não se resume ao dia de hoje, os coordenadores dos programas de residência fazem a integração ao grupo de forma que haja discussão de perspectivas de cada um dos 30 projetos.”

Tiago Batista, que se graduou em Educação Física na UFJF e fará Residência Multiprofissional com ênfase em doenças crônicas e degenerativas, ressaltou a importância de ter um olhar na área da saúde do adulto. “A partir do momento em que prevenimos doenças com atividades físicas evitamos que haja internações e outras complicações. Eu acho que a residência vai me auxiliar bastante no trabalho com esse público.”

Valéria Costa Neto, R1 de Clínica Médica, contou sobre as perspectivas que a oportunidade oferece. “A minha expectativa e o fato de que eu já fiz Odontologia na UFJF é sobre aprendizado, é muito bom ter um médico professor para me orientar nessa nova caminhada ”

A programação contou, ainda, com a presença do representante da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, João Daniel Neto; e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira.

Residência no HU

O HU-UFJF oferece programas de pós-graduação de Residências Médicas, Multiprofissionais e em outras áreas da Saúde. Conforme a especialidade, os residentes podem atuar no Hospital Universitário (unidade Santa Catarina), onde estão localizados os Centros Cirúrgicos, Unidade de Tratamento Intensivo, Internamento, Ambulatórios de Cardiologia, Neurologia e Psiquiatria, ou no Centro de Atenção à Saúde – HU/CAS (unidade Dom Bosco), que concentra as diversas especialidades atendidas pela Unidade Ambulatorial do HU/UFJF.

Outras informações: (32) 4009-5393 (HU-UFJF)