A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá realizar, nesta segunda-feira, dia 2, no prédio da DRI, o Orientation Day, encontro que visa a recepcionar os estudantes estrangeiros que ingressam na instituição. O evento acontece semestralmente e apresenta o funcionamento da UFJF, abordando questões como o restaurante universitário, SIGA, matrículas e disciplinas, além de aspectos culturais de Juiz de Fora e do Brasil. Confira a programação:

No primeiro semestre de 2020, a instituição recebe 36 alunos estrangeiros. Os estudantes são oriundos do Japão, Equador, México, Colômbia, Coreia do Sul, França, Países Baixos, Portugal, Angola, Moçambique, República do Congo, Cabo Verde, Benin, Gabão e Guiné Equatorial, além de intercambistas de outras partes do Brasil. Essas trocas são realizadas através de acordos bilaterais firmados pela UFJF com universidades no exterior. 

A programação se estende das 8h às 12h, incluindo orientações a respeito de projetos próprios, apresentação de oportunidades, um tour pelo campus da Universidade Federal de Juiz de Fora e, ao final, um almoço no Restaurante Universitário. 

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, explica que o Orientation Day é um dia importante pois promove um sentimento de acolhimento nos alunos recém-chegados. “Temos estrangeiros vindo de países onde são mais independentes, enquanto outros que, pela cultura ou universidade, são mais dependentes e precisam de mais tutela. Nós precisamos considerar as diferenças de cada um, acolhendo todos. Nossas expectativas são de que fiquem integrados, formem um grupo e interajam uns com os outros e com nossos projetos.”

Projeto Buddy

Fundado e gerenciado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Projeto Buddy visa a recrutar alunos dispostos a apoiar os intercambistas estrangeiros em sua estadia no Brasil, inserindo-os no meio acadêmico e na cultura brasileira. Algumas de suas atividades são apresentar pontos turísticos da cidade, acompanhar até o restaurante universitário, dar apoio em atividades práticas (como a criação da carteirinha de estudante), entre outros. Os buddies serão apresentados aos intercambistas durante o Orientation Day. 

Pec-G e Pec-PG

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pec-G) é uma iniciativa voltada para estudantes de países que possuem algum tipo de acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico com o Brasil. O Pec-G seleciona estrangeiros entre 18 e 23 anos para realizar toda a graduação em uma universidade do país. Atualmente, o programa conta com 59 países participantes, sendo a África o continente de origem da maior parte dos intercambistas. O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG) segue a mesma linha, oferecendo bolsas de estudo para formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). 

Projeto IAASA

O Projeto Intercâmbio Acadêmico Além da Sala de Aula (IAASA) visa principalmente integrar o aluno intercambista em atividades extracurriculares dentro da UFJF. O projeto acontece através dos Centros de Experiência, onde os alunos podem preencher vagas destinadas aos estrangeiros. Dessa forma, o aluno internacional consegue participar de atividades que antes não eram possíveis, se aprofundar em diferentes áreas de estudos e aplicar, na prática, o que aprende dentro da sala de aula. Os Centros de Experiência são: Pet Elétrica, Rinobot, Engenheiros sem Fronteiras, Microraptor, GET Economia, GET Turismo, Campe e Rumos. 

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais