O Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o 5º Edital de processo seletivo para uma vaga de estágio pós-doutoral no âmbito do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O período de inscrição vai até 20 de março. Interessados devem preencher formulário eletrônico. Também é preciso submeter todos os documentos solicitados no item 7.2 do Edital, em arquivo no formato PDF.

Os candidatos devem, obrigatoriamente, possuir o título de doutor (diploma ou documento que comprove a referida titulação) quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela Capes e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar visado, ou seja, ter o carimbo de autenticação da Embaixada Brasileira no país de origem, no caso de estrangeiro. Também é preciso disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes ou, se estrangeiro, currículo atualizado, além de não ser aposentado ou não estar em situação equiparada.

As bolsas concedidas no âmbito do PNPD consistem em pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista, cujo valor será fixado pela Capes, observada a duração da bolsa, que é de 12 meses. 

Processo de seleção 

A seleção é realizada em duas etapas avaliativas. A primeira, com peso 0,5, é eliminatória e classificatória e implica na avaliação da contribuição e coerência do projeto de pesquisa com a linha de pesquisa dos docentes do PPGE pelos membros da comissão do PNPD. A segunda etapa, com peso 0,5, é classificatória e envolve análise do currículo dos candidatos, com ênfase na produção científica, levando-se em consideração os feitos dos últimos cinco anos, a contar da data da publicação do Edital. 

O resultado final da seleção será publicado no dia 1º de abril, na página do PPGE

Confira a íntegra do Edital

Outras informações: (32) 2102-3543 (Programa de Pós- Graduação em Economia)