A terceira edição do Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade (Conupes) acontece nos dias 13 e 14 de março, no Trade Hotel, em Juiz de Fora. Promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento traz como tema “Experiências espirituais: pesquisas e implicações clínicas”, por meio do qual serão debatidas questões como conversões religiosas; meditação; curas espirituais; transes; experiências de quase morte e de final de vida. As inscrições, já abertas, prolongam-se até 10 de março e podem ser realizadas on-line, no site do congresso. 

O Conupes 2020 vem com a meta de reunir os principais pesquisadores do país para, em colaboração com convidados internacionais, trocar vivências e aprimorar conhecimentos. Sua programação carrega um caráter multidisciplinar, mesclando a investigação científica com a prática clínica. Além das conferências e mesas-redondas, o evento conta também com três minicursos e mentorias individuais. No dia 12, das 14h às 18h30, a mentoria acontece na Faculdade de Medicina (Famed) da UFJF, guiada pelo professor Alexander Moreira. O congresso segue normal no dia 13, com o credenciamento sendo realizado às 8h no Trade Hotel. A programação completa pode ser encontrada aqui

Nas duas primeiras edições do Conupes, os destaques entre os conferencistas foram para os professores da Universidade de Harvard, Ken Pargament e Tyler Wanderweele. Em 2020, o evento conta com Miguel Farias (Universidade de Conventry, Inglaterra) e Francis Lu (professor de psiquiatria da Universidade da California). Vale destacar, também, a participação de Rino Bovini, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria Cultural e da Associação Brasileira de Psiquiatria. 

O professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF e diretor do Nupes, Alexander Moreira Almeida, ressalta que “a Universidade, ao promover um evento como o Conupes, consolida sua posição de liderança na área de espiritualidade e saúde. Além disso, acaba proporcionando um enorme intercâmbio informacional, uma vez que atrai estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas e regiões, todos unidos em prol do conhecimento.” O professor complementa dizendo que as expectativas para a terceira edição do congresso são as melhores. “Pretendemos continuar crescendo não apenas em número, mas em qualidade. Dessa forma, conseguiremos, cada vez mais, ampliar nossos projetos e estimular novas práticas e interesses.” 

Outras informações: Conupes 2020