Recepção com show do Parangolé Valvulado é aberta a familiares

Recepção com show do Parangolé Valvulado é aberta a familiares

A cada novo semestre, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prepara-se para dar as boas-vindas aos calouros que enxergam na Instituição um fator de transformação. Organizada pela Diretoria de Imagem Institucional, a Recepção aos Calouros promove o primeiro contato dos alunos e familiares com a Universidade e aponta as possibilidades oferecidas nos campos de ensino, pesquisa, cultura, inovação, extensão e bolsas de apoio à permanência do estudante na UFJF. A solenidade é gratuita, aberta para novos e antigos estudantes, familiares, amigos e acontece no Cine-Theatro Central, na terça-feira, 3 de março, às 17h.

A Recepção aos Calouros tem como objetivo acolher e orientar os 1.955 novos alunos que chegam ao campus-sede, juntamente aos amigos e familiares. O evento conta com a presença de representantes da atual gestão da Universidade para tirar dúvidas sobre as vivências universitárias, além de presenteá-los com o Kit Calouro e com a apresentação do grupo Parangolé Valvulado, valorizando a cultura local.

De acordo com o guitarrista e um dos compositores do Parangolé Valvulado, Danniel Goulart, a atração vai tocar frevos que foram compostos nos últimos 13 anos em que o bloco animou as ruas da cidade. “Também vamos tocar ‘esquentas’ que acompanham os frevos enredos. Nesses anos todos sempre homenageamos figuras e cenas culturais, como Arnaldo Baptista, Mussum, O Clube da Esquina, a Feira da Avenida Brasil, o Nordeste, entre outros. Teremos um pouco disso tudo, com uma bateria típica de escola de samba,  mas também com guitarras, baixo e cantores que fazem parte da cena cultural da cidade. Vai ter muita animação e alegria”, enfatiza.

O diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra, reitera a importância da participação dos calouros neste evento, pela possibilidade de conhecerem, de forma generalizada e ampla, o que a Instituição oferta. “A vida universitária é uma realidade distinta da vivida durante o Ensino Médio, por isso a proposta é ambientá-los neste novo espaço. A UFJF oferece mais do que o aprendizado em salas de aula. É importante terem conhecimento sobre os movimentos estudantis e apoiarem a defesa das universidades públicas. É a chance de se relacionarem com a nossa universidade em todas as suas dimensões.”

Além disso, Guerra reforça o convite para que familiares e amigos dos calouros e calouras participem da solenidade e estejam presentes no primeiro passo da vida universitária na UFJF. “O convite é estendido aos alunos e aos familiares, pois é importante que eles saibam onde os filhos estão entrando, o que é oferecido, até para se unirem a nós na defesa desta universidade, pública, gratuita e de qualidade.”

A coordenadora da equipe de Cerimonial, Ana Paula Dutra, esclarece a escolha do espaço e da atração cultural da noite. “O evento está sendo organizado com todo carinho e amor. De forma lúdica, tentamos trazer artistas e bandas locais, pois tentamos priorizar a cultura juizforana para que o estudante conheça a cidade e as nossas atrações culturais. Este ano, levamos a recepção para o Cine-Theatro Central para também apresentar este património de Juiz de Fora e da UFJF”.

Parangolé Valvulado

Um dos grupos mais animados de Juiz de Fora continua comemorando o carnaval de rua em Juiz de Fora, repleto de pura festa e alegria. O Paragolézius Valvuladis, Sonorus Urbis, conhecido pelo nome vulgar de Parangolé Valvulado é um bloco de carnaval de Juiz de Fora formado por músicos, artistas, apaixonados, poetas, pintores, amantes, boêmios, gente romântica e  alguns filósofos. O nome é uma junção do Parangolé, que é uma obra de arte feita para se vestir, que se modifica com o movimento da pessoa que veste, idealizada pelo tropicalista Hélio Oiticica, com a válvula que equipa réplicas de amplificadores de guitarra antigos, muito desejados por guitarristas de rock. 

O bloco nasceu em 2008 com a ideia de resgatar a tradição dos blocos de rua em Juiz de Fora e se transformou no precursor da festa do pré-carnaval da cidade. Nesses treze anos, cresceu de uma turma de cinquenta amigos para um dos maiores blocos do município, conhecido também em toda a região da Zona da Mata e no estado do Rio de Janeiro, arrastando mais de dez mil pessoas em seus últimos desfiles. 

Outras informações: (32) 2102-3966 – Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional