O Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, a partir desta segunda-feira, 17, as inscrições para os cursos de idiomas e para o projeto ‘Memória e Qualidade de Vida’. Os interessados devem comparecer no Polo até o dia 6 de março. As vagas gratuitas são limitadas e ambos os projetos terão início no dia 23 de março.

Quanto às inscrições

As inscrições serão realizadas presencialmente e em ordem de chegada. Elas acontecem das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, no Polo, localizado na Casa Helenira Rezende (Avenida Rio Branco 3.372, fundos da antiga Casa de Cultura). A idade mínima para se inscrever é de 60 anos e os interessados devem levar cópias da carteira de identidade, de um comprovante de residência e uma foto atual. 

Curso de línguas

O curso de línguas do Polo disponibiliza quatro idiomas: espanhol, francês, inglês e italiano. Os cursos oferecem noções básicas de cada um deles, promovendo o aprendizado em diversas habilidades, como compreensão oral e escrita. As aulas são construídas segundo as necessidades dos alunos e respeitam o conhecimento prévio de cada um deles. 

Projeto Memória e Qualidade de Vida

O objetivo principal do Projeto ‘Memória e qualidade de vida: uma ação interdisciplinar com vistas ao envelhecimento ativo e saudável’ é estimular e aprimorar o desempenho da memória a partir da valorização das lembranças e experiências dos participantes. O projeto se divide em dez encontros semanais com duração aproximada de duas horas e contribui para o fortalecimento da identidade, da autonomia e da qualidade de vida de cada um. As atividades são desenvolvidas por uma equipe de assistentes sociais e bolsistas das áreas da Psicologia e Serviço Social. 

Assistente Social do Polo Interdisciplinar e coordenadora técnica do projeto, Anna Cláudia Rodrigues Alves, afirma que no ano de 2019 os beneficiários do programa chegaram a aproximadamente 400 idosos. “O Polo é um dos mais antigos Programas de Extensão da UFJF, estando em atividade há quase 30 anos. Nele são desenvolvidas ações com o intuito de resgatar a cidadania do idoso, sua saúde, bem-estar, autonomia e reinserção na sociedade.” Ela acredita que o projeto amplia o conhecimento dos direitos dos idosos e desperta o interesse em espaços socioculturais e políticos, uma vez que oferece cursos, oficinas, passeios culturais, filmes, vídeos, musicalização e outras expressões culturais e corporais. “Um dos maiores impactos deste programa é contribuir com o desenvolvimento local do ponto de vista da cidadania e qualidade desses idosos, a partir das contribuições da extensão da UFJF.”  

Outras informações: (32) 3215-4694 ou polosobreenvelhecimento@gmail.com   casahelenirarezende@gmail.com