Da esquerda para a direita: Lúcia Fraga, Jessica Fairley (Emory University) e Eloísa Medeiros. (Foto: arquivo pessoal)

A professora do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), Lúcia Alves Fraga, e a aluna do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), Eloísa Medeiros, participam, desde o último sábado, 8, de uma série de atividades voltadas para o estudo da hanseníase na Emory University, localizada em Atlanta, nos Estados Unidos. O objetivo da estadia na universidade americana é testar amostras de sangue coletadas para a tese de doutorado de Medeiros.

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Hansenologia da UFJF-GV, Fraga explica que a realização dos testes na Emory – com quem o campus mantém parceria – justifica-se pelo fato de possuir laboratórios preparados para desenvolver técnicas mais avançadas para análise desse tipo de amostra. Além da universidade norte-americana, os testes também estão sendo realizados no Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Sobre a contribuição dos estudos realizados em Atlanta, Fraga enfatiza: “É muito importante descobrir métodos que possam diagnosticar a hanseníase bem no incio para tratamento. Os testes que estamos fazendo na Emory auxiliarão no diagnostico precoce e ajudarão a identificar fatores de risco de adoecimento”.

A pesquisa de Medeiros acompanha pessoas que convivem com pacientes diagnosticados com hanseníase e que, por isso, possuem grande risco de também desenvolverem a doença.

Professora e aluna vão permanecer nos Estados Unidos até o dia 28 deste mês. E além de testarem amostras, as duas têm a oportunidade de acompanhar e conversar com pesquisadores ligados ao estudo de doenças negligenciadas no mundo, como é o caso da hanseníase. Já participaram, inclusive, de painéis e seminários com membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).