Durante o período de férias acadêmicas, os dois maiores equipamentos de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro de Ciências e o Jardim Botânico, receberam a visitação de mais de 8.500 pessoas. Apesar do intenso período chuvoso, o número expressivo aponta maior procura pelos espaços, onde foram oferecidas atividades culturais e ambientais, aliando ensino e extensão, em janeiro, com continuidade prevista para fevereiro.

Com programação especial e ações diversificadas, Centro de Ciências recebeu número expressivo de visitas espontâneas, além das programadas pelas escolas (Foto: Alexandre Dornelas)

Localizado no campus-sede, mais especificamente na Praça Cívica da UFJF, o Centro de Ciências recebeu quatro mil visitas. De acordo com o diretor do espaço, Elói Teixeira, a procura foi alta mediante à extensa programação oferecida à comunidade no período de férias. ”Organizamos uma programação especial com ações diversificadas. Foram realizadas quatro oficinas, a Gincana Científica, a primeira Colônia de Férias em parceria com os departamentos de Química e de Parasitologia e Microbiologia, além de uma nova exposição, chamada ‘Vias do Coração’, que contou também com uma oficina de anatomia.”

Ainda sobre o número de visitações, Teixeira destaca que, a cada mês, o Centro de Ciências têm recebido significativamente a comunidade, principalmente considerando as visitas de escolas, mas, em janeiro, o público se manteve alto, apesar das chuvas, e ocorreu de maneira espontânea. Além disso, já está previsto para iniciar, em fevereiro, três cursos de formação continuada para professores inseridos na rede pública de ensino, que ministram aulas de Ciências ou Matemática para estudantes do Ensino Fundamental II. “O Centro tem realizado um papel importante ao levar conhecimento científico para as pessoas, o que destaca a importância da extensão universitária.”

Acompanhe a programação do Centro de Ciências.

Jardim Botânico

jardim botanico ufjf visita escolar foto raul mourao ufjf

Alto índice de visitação ao Jardim Botânico é relacionado ao fato de o espaço ser novidade e oferecer cotidianamente atividades que atraem a comunidade (Foto: Raul Mourão/UFJF)

Oferecendo diversas possibilidades de visita, entre trilhas, bromeliário e Laboratório Casa Sustentável, o Jardim Botânico, situado na Mata do Krambeck, um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica em área urbana do Brasil, registrou 4.614 visitas em janeiro, e até o dia 5 de fevereiro, mais 850. Para o diretor do espaço, Gustavo Soldati, as visitas aconteceram pelo fato de o espaço ainda ser uma novidade e oferecer cotidianamente atividades que atraem a comunidade. “Foi um público espontâneo. Apesar de não oferecermos uma programação especial, há todo um processo de educação ambiental envolvido durante o passeio no local.”

Além disso, ele ressalta que o período chuvoso não desanimou as pessoas de conhecer o ambiente e ter contato com a natureza. “Muita gente ainda não havia conhecido o Jardim Botânico por falta de tempo e aproveitou o período de férias para viver essa experiência. Apesar de não ter havido programação especial, há cinco roteiros para visitação, e os monitores estão presentes para auxiliar. Também há a casa-sede, com exposições artísticas, e o laboratório Casa Sustentável. Sempre tem muita coisa acontecendo.”

Acompanhe a programação do Jardim Botânico.

Relação com a comunidade
De acordo com o pró-reitor de Extensão em exercício, Diogo Mendes, o Jardim Botânico e o Centro de Ciências são os dois maiores equipamentos de Extensão, o que pode ser percebido com o expressivo número de visitas que ambos tiveram em janeiro. “Mais de 8.500 pessoas estiveram nos dois espaços e participaram das visitas guiadas, das exposições, das oficinas e das demais atividades promovidas”, comemora Mendes.

Além disso, observa que ambos são fundamentais para valorizar o trabalho de Extensão da UFJF, que é o de promover a interação da Universidade com outros setores da sociedade, com a construção de experiências e histórias. “Eles são importantes espaços de democratização do acesso ao conhecimento, à ciência e à educação ambiental para a população de Juiz de Fora e região, ainda mais nesses meses de férias, em que muitas pessoas acabam tendo a oportunidade de conhecê-los”, finaliza.

(32) 2102-3961 – Pró-reitoria de Extensão (Proex)