O Centro de Ciências oferece três cursos de formação continuada para professores inseridos na rede pública de ensino, que ministram aulas de Ciências ou Matemática para estudantes do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Todos os cursos são gratuitos e conferem certificados aos participantes, sendo 65 vagas no total. As atividades têm início na próxima quarta-feira, dia 12 de fevereiro, e as inscrições podem ser feitas online.

Mini-tabela interativa foi criada pelo Centro de Ciências, com apoio da Capes e do CNPq (Fonte: Divulgação)

Mini-tabela periódica interativa
A mini-tabela periódica interativa é uma criação do diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César, que apresenta amostras e informações sobre todos os elementos químicos. O curso tem como objetivo capacitar professores para usá-la, assim como criar condições para o estudo e o ensino da Classificação Periódica dos Elementos.

O curso acontece às segundas-feiras, entre os dias 9 de março e 4 de maio, das 14h às 17h. Os responsáveis por ministrar as atividades são a professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Rita de Cássia; a professora da Escola Estadual Delfim Moreira, Cláudia de Melo; e o próprio diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira César. Ao todo, são 15 vagas disponíveis e a inscrição pode ser feita on-line.

Curso aborda forma lúdica de ensinar ciência para estudantes (Foto: Iago de Medeiros)

Brincadeiras investigativas
O conhecimento científico não precisa ser apresentado apenas formalmente – ele pode, inclusive, ser demonstrado de uma maneira que desperte o encantamento dos alunos. Para ensinar como instigar estudantes do ensino básico a aprender, de forma lúdica, sobre a ciência e seus processos investigativos, o curso oferece aulas às quartas-feiras, entre o período do dia 6 de maio a 24 de junho, das 19h às 22h.

No total, a carga horária é de 30 horas e são 20 vagas disponibilizadas, com inscrições disponíveis on-line. Sediado no Centro de Ciências, o curso será ministrado pelo professor da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Paulo Henrique Menezes, e pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Wagner Eiras.

Feiras de Matemática são importantes recursos para a construção do pensamento científico (Foto: Natália Ferreira/UFJF)

Feiras de matemática
Importantes recursos para a construção do pensamento científico, as feiras de matemática são uma das maneiras de demonstrar, fixar e divulgar o conhecimento desenvolvido ao longo da trajetória escolar dos estudantes. Para abordar como organizá-las – não somente o evento em si, como também a formação continuada e as mudanças das práticas em sala de aula –, o curso de formação oferecido pelo Centro de Ciências disponibiliza 30 vagas, com inscrições ofertadas on-line.

A carga horária é de 30 horas e as aulas acontecem às quartas-feiras. O horário sugerido (que, de acordo com a organização, pode mudar conforme sugestões dos participantes nos formulários de inscrições) é de 14h às 17h. Os professores do curso são os pesquisadores Marco Antônio Escher, Edjane Assunção e Nayara Costa. Confira o período de realização:

MÊS Fevereiro Março Abril Maio
DIAS 12 4, 11 e 25 8 e 22 6 e 20

(32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914 (Centro de Ciências)