A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  divulgaram edital de processo seletivo para quatro cursos de especialização presencial. São eles: Especialização em Processos de Produção e Manutenção; Automação Industrial; Engenharia de Produção; e Construção Sustentável. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line até o dia 1º de março.

Poderão se inscrever para o processo seletivo portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (ou de atestado de que o certificado de conclusão está em elaboração com data inferior a um ano da data do ato da matrícula), nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Administração ou afins.   

O diretor e coordenador geral dos cursos de especialização da Faculdade de Engenharia, Marcos Borges, destaca que os cursos oferecidos atendem uma demanda do mercado. “Esse tipo de especialização permite uma aplicação mais direta de estudos e resolução de casos em empresas. É uma forma bastante eficiente de fazer uma conexão com quem já está formado e quer adquirir competências mais específicas na parte prática do mercado de trabalho”.

São disponibilizadas 35 vagas para cada curso. A distribuição das vagas seguirá a Resolução 26/2018 do Conselho Superior, que prevê oferecimento à demanda social de 20% adicional ao número de alunos pagantes (10% para candidato servidor público do quadro efetivo da UFJF e 10% para candidato de comprovada carência financeira), conforme edital .Ainda de acordo com a resolução, caberá à Fundação de Apoio (Fadepe) realizar a avaliação de carência financeira observando critérios estabelecidos por regulação vigente.

Inscrição Bolsista Social

A inscrição para bolsista atendendo a demanda social é feita através de outro formulário on-line. Os candidatos devem realizar os mesmos procedimento que os candidatos pagantes, porém o inscrito como bolsista deve entregar cópia impressa de todos os documentos comprobatórios relativos às informações prestadas no formulário socioeconômico para concessão, pessoalmente, até 2 março, na Faculdade de Engenharia, sala 4.266, das 14h às 19h, e pelo e-mail: esp.manutencao@engenharia.ufjf.br, informando assunto Bolsista – Curso XXX. Confira a lista completa dos documentos de comprovação socioeconômica no edital de bolsistas

Documentação para as Inscrições

Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve encaminhar para o e-mail esp_eep@engenharia.ufjf.br os seguintes documentos digitalizados e em formato PDF: diploma de graduação frente e verso ou declaração de colação de grau (emitida a partir de 2019) com assinatura do responsável pela Instituição, juntamente com o requerimento de registro do diploma; documento de Identidade e CPF frente e verso em uma única folha; certidão de nascimento ou casamento; cópia simples do histórico escolar do curso de graduação; currículo; comprovante de endereço.

De acordo com o edital, devem ser apresentados junto à secretaria do curso, no ato da matrícula e entrega dos documentos, os originais do diploma de graduação e certidão de nascimento ou casamento.

O valor dos cursos de especialização Lato Sensu serão divididos em 15 parcelas de R$ 585.

Confira os editais na íntegra

Edital

Edital – bolsistas

Página de cada curso 

Especialização em Processos de Produção e Manutenção

Especialização em Automação Industrial

Especialização em Engenharia de Produção

Especialização em Construção Sustentável 

Outras informações: (32)2102-3416 – Engenharia UFJF