São 752 vagas para bolsas, distribuídas em propostas aprovadas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares (Imagem: Pixabay)

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quinta, 16, o resultado dos editais de apoio a programas e projetos de extensão desenvolvidos por professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) com nível superior. Os recursos contemplam oito áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Foram aprovados 434 propostas: 366 projetos; 33 programas; 26 projetos para o programa Boa Vizinhança Juiz de Fora; e nove projetos para o programa Boa Vizinhança Rio Doce. Para tanto, serão disponibilizadas 752 bolsas.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca a importância dos três editais, que articulam duas modalidades de elaboração de projetos. “A primeira modalidade é a de demanda espontânea, nas quais os professores e TAEs apresentam propostas de ação no campo da extensão, a partir das percepções e estudos para desenvolverem atividades voltadas à comunidade externa. Já na demanda estimulada, fazemos um levantamento junto à comunidade externa, principalmente do entorno da UFJF, a fim de levantar quais são as demandas que gostariam que a Universidade atendesse. Para isso, foram feitos levantamentos entre coletivos culturais; de caráter religioso; em escolas; em equipamentos sociais dos municípios; lideranças comunitárias, dentre outras. É importante frisar que, além de Juiz de Fora e Governador Valadares, cidades da Zona da Mata e do Alto Rio Doce serão contempladas”. 

Os projetos do campus avançado têm como finalidade estimular e apoiar iniciativas que atendam as demandas das comunidades do entorno do Rio Doce afetadas pelo rompimento das barragens em Mariana.

Panorama
Ao todo, os três editais receberam 538 projetos para avaliação. Desses, 434 conseguiram aprovação e 18 foram reprovados. Os projetos indeferidos por não cumprirem as normas totalizaram 86. 

Devido ao número de indeferimentos, o Conselho Setorial de Extensão decidiu abrir um novo edital, onde professores e TAEs – indeferidos ou não – puderam participar apresentando suas propostas. O edital está em andamento e o resultado está previsto para o  dia 21 de janeiro 

Confira o resultado.

Edital 12/2019 – Programas e Projetos de Extensão de Demanda Espontânea, com a concessão de bolsas e solicitação de apoio

Edital 13/2019 – Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Campus Juiz de Fora

Edital 14/2019 – Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce (exclusivo para o campus Governador Valadares)

Outras informações
(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão da UFJF