A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com 280 vagas abertas para o programa Boa Vizinhança Línguas. A iniciativa, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), visa oferecer aos moradores dos bairros do entorno da Universidade a oportunidade de aprendizagem gratuita de idiomas estrangeiros.

Também são disponibilizadas 49 vagas para os trabalhadores terceirizados da instituição, fruto de parceria entre a Proex e a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).

Iniciativa oferece oito cursos de idiomas para moradores do entorno e terceirizados da UFJF (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O programa oferece oito cursos: Línguas Inglesa; Espanhola; Francesa; Latina; Grega; e Italiana; além de Libras e de uma turma de Português como Língua de Acolhimento, voltada para estrangeiros residentes em Juiz de Fora. Cada um tem a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária de 60 horas/aula.

Inscrições para a comunidade
O prazo de inscrições vai até 31 de janeiro, através de formulário on-line ou presencialmente, na secretaria da Proex, localizada no prédio da Reitoria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Podem se inscrever os candidatos oriundos de escola pública ou bolsistas integrais de instituições particulares, que não tenham vínculo em nenhum curso de graduação ou pós-graduação da UFJF. As vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da Universidade e, caso não sejam preenchidas, para interessados dos demais bairros.

É ainda exigida como escolaridade mínima o ensino fundamental. Quanto à faixa etária, para todas as turmas o candidato deve ter 16 anos ou mais, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos.

Cada candidato pode se inscrever em até três opções dos cursos de língua ofertados, sendo contemplado somente em uma delas. A previsão é de que a lista final com os selecionados seja divulgada no dia 11 de fevereiro.

As vagas serão definidas por sorteio público, marcado para 7 de fevereiro, às 17h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, localizado no prédio da Reitoria, no campus da UFJF.

Confira na íntegra o Edital para a comunidade.

Inscrições para terceirizados
Os trabalhadores terceirizados da UFJF com escolaridade mínima de ensino fundamental podem se inscrever para os cursos das Línguas inglesa, espanhola, francesa, latina, grega, italiana e libras. Os interessados devem ter disponibilidade nos horários das aulas. No total, são oferecidas 49 vagas.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na secretaria da Proinfra, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O candidato pode também  enviar email, até 16h do dia 31 de janeiro, para secretaria.proinfra@ufjf.edu.br, contendo nome completo, idade, escolaridade, função, empresa vinculada, telefone de contato e cursos de interesse, seguindo sua ordem de prioridade.

Confira na íntegra o Edital para terceirizados.

Oportunidade
A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca a importância da parceria do programa com a comunidade. “O Boa Vizinhança é consolidado, tendo várias turmas formadas. Hoje, tem como característica especial a oportunidade de receber a comunidade externa na UFJF, oferecendo acesso à uma língua estrangeira. O programa permite o acesso à cultura, além da possibilidade de capacitação profissional, ampliando o horizonte de quem faz parte dele.”

Já o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, ressalta a importância da parceria entre Proinfra e Proex, que surgiu mediante a uma pesquisa realizada junto aos trabalhadores terceirizados da UFJF. “O interesse por cursos de línguas foi expressivo e como já conhecíamos o Boa Vizinhança, foi realizado contato com a Pró-reitoria de Extensão e conseguimos firmar esta parceria, que está no seu 4º ciclo. As vagas expressam o reconhecimento e a importância do trabalho desenvolvido junto à instituição, além da qualificação profissional e ampliação do conhecimento, que são quesitos valorizados pelo mercado de trabalho”, diz.

(32) 2102-3959/3961 – Proex

(32) 2102–3712/3713 – Proinfra