Cerimônia reuniu formandos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. (Foto: Bruna Gonçalves)

Duas solenidades realizadas nesta terça, 17, marcaram o recebimento do grau acadêmico para 61 formandos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Familiares e amigos dos estudantes se reuniram no auditório da Unipac para a colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.

Maria Carmen representou o reitor na cerimônia. (Foto: Bruna Gonçalves)

Durante a cerimônia, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, destacou o trabalho promovido pela UFJF durante o período acadêmico. “Desenvolvemos um trabalho ético e de qualidade, para formar profissionais comprometidos com todas as formas de defesa, justiça e excelência em sua formação. Nesse momento, prestamos contas à sociedade, e reforçamos a importância do ensino público, gratuito e de qualidade da UFJF”. Na ocasião, Maria Carmen representou o reitor da Instituição, professor Marcus David.

Mariluce e Paulo entregam diploma ao filho Guilherme. (Foto: Bruna Gonçalves)

O papel transformador da Universidade na trajetória pessoal e acadêmica dos formandos também deu o tom dos discursos e relatos compartilhados no evento. Servidores da UFJF há mais de 30 anos, os pais do formando Guilherme Jacob vieram de Juiz de Fora para entregar nas mãos do filho o diploma da colação de grau. “A sensação hoje é de dever cumprido, de felicidade em vê-lo realizar seu sonho na nossa universidade. Nossos três filhos são graduados na UFJF”, declarou Mariluce Aparecida de Oliveira, lotada na pró-reitoria de Cultura. Ao lado dela, o servidor Paulo Edson Silveira, da Faculdade de Serviço Social no campus sede, observava orgulhoso, enquanto o filho recebia o diploma de bacharel em Direito.

Luan completa mais um ciclo de formação na UFJF. (Foto: Pedro Hiago)

Entre os formandos do curso de Administração, Luan de Paula Sodré se orgulha em compartilhar a influência da Universidade em sua trajetória. “Meus pais sempre me levavam ao campus em JF e diziam ‘é aqui que você vai estudar’, então minha vida foi moldada para entrar aqui. A Universidade nos forma em vários aspectos, enquanto pessoa, cidadão, profissional…Ela foi muito importante na minha formação, e agora vou poder acrescentar conhecimento e agregar no meu trabalho”, ressaltou o formando, que também é graduado em História pela UFJF e técnico-administrativo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Amanda e Bruno se conheceram durante a graduação na UFJF-GV. (Foto: Pedro Hiago)

Além do papel acadêmico na formação dos estudantes, a UFJF-GV acrescentou um pouco mais na vida da agora bacharela em Direito, Amanda Eloá Hemerly: ela se casou durante a graduação. “Conheci o Bruno Hemerly (estudante do 9º período de Medicina) na Copa das Atléticas nos Vales (CAV), durante um jogo entre o Direito e a Medicina. Ali começou a nossa história, e três anos depois, a gente se casou. Ganhei mais do que um diploma e um novo sobrenome, [a UFJF-GV] mudou a minha vida toda. Que bom que eu passei em GV, que bom que eu fui ao jogo, conheci o amor da minha vida”, relatou a formanda, que agora aguarda a formatura do marido, para celebrar mais uma vez as conquistas e os encontros proporcionados pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Clique aqui e acesse todas as fotos da Colação de Grau unificada.