Concurso realizado em setembro reuniu mais de dezesseis mil candidatos (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Na tarde desta terça-feira, 18, 28 candidatos aprovados por meio de concurso público participaram da cerimônia de posse da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os técnicos-administrativos em educação (TAEs) foram recebidos pelo reitor Marcus Vinicius David, pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro e pelo servidor da Progepe, Rafael Lucas da Silva.

Após um vídeo de boas-vindas, Katia abriu a cerimônia, parabenizando e agradecendo os candidatos por terem escolhido a UFJF como local de trabalho. “Obrigada por optarem compor o quadro de funcionários da instituição. É muito importante que lutemos pelas nossas carreiras, com comprometimento ao serviço público.”

Para o campus-sede, tomaram posse 27 novos técnico-administrativos em educação, sendo 17 assistentes em administração; uma técnica de laboratório para a área de Análises Clínicas; três tradutores e intérpretes de linguagem de sinais; quatro administradores; e dois analistas de tecnologia da informação. Já o campus avançado de Governador Valadares receberá uma assistente em administração.

Elisa Mendes tomou posse como assistente administrativa (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

A nova assistente administrativa Elisa Mendes Castelo Branco revelou o desejo de prestar concurso público. “Me graduei no ano passado e fiquei um ano estudando para concurso público. A UFJF reforçou meu desejo de estar perto da minha família e das pessoas de que eu gosto. A Universidade é uma instituição sensacional e  trabalhar aqui traz qualidade de vida. Hoje, espero ir para um setor que me traga conhecimento, amizades e qualidade de trabalho.”

Mônica de Souza é uma das quatro administradoras aprovadas, ela ressalta a felicidade de trabalhar em Juiz de Fora dentro de uma instituição como a UFJF. “Sinto-me honrada. A UFJF é uma instituição que admiro demais, espero me capacitar cada vez mais e agregar a essa instituição.”

Lucas Lisboa é graduado e mestre pela UFJF e volta à instituição como servidor (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

O assistente em administração Lucas Lisboa destacou a importância da Universidade na sua formação pessoal e profissional. “A UFJF faz parte da minha história desde criança. Sempre vinha andar de bicicleta e brincar no campus. Eu me formei em Jornalismo e fiz mestrado também na instituição. É uma honra continuar na Universidade, agora como servidor.”

Marco Aurelio Santos destaca o orgulho de trabalhar na UFJF (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Também empossado, o também assistente em administração Marco Aurelio Santos destaca o desejo de trabalhar no serviço público. “Desde que me formei em Administração, tomei a decisão de seguir a carreira pública. Felizmente, apareceu a oportunidade para nossa cidade e, o melhor de tudo, em uma instituição que dá orgulho de trabalhar. Quando se fala em instituição pública respeitada, se fala da UFJF.”

Wellington de Paula ressalta a diversidade na instituição (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Já o tradutor e intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Wellington de Paula, ressaltou a diversidade da UFJF. “A instituição mostra-se acolhedora e trabalha bastante com a diversidade. Meu trabalho como intérprete é promover a acessibilidade através do conhecimento, propondo a interação com o público surdo, ajudando na inserção dentro de todos os espaços. Espero que nos próximos anos estejamos junto com a Universidade, promovendo acessibilidade para o público surdo, que necessita do direito linguístico.”

Glauber Vale tomou posse como assistente em administração (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Formado em Engenharia Elétrica pela UFJF, Glauber Vale terá sua primeira experiência de emprego na Universidade. “Minha tendência é buscar o crescimento e contribuir pela UFJF. Conheço a instituição desde a minha graduação. Acredito que será um ótimo ambiente de trabalho, da mesma forma que foi durante a minha graduação”, projeta o assistente em administração.

"Quanto mais dedicados estivermos, mais forte estará o sentimento da sociedade de defender a universidade pública", discursou Marcus David (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

“Quanto mais dedicados estivermos, mais forte estará o sentimento da sociedade de defender a universidade pública”, discursou Marcus David (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

O reitor Marcus Vinicius David encerrou a celebração, discursando sobre a importante conquista no resultado do concurso público. “Foram mais de dezesseis mil pessoas disputando essas vagas. Um número que nos enche de orgulho e mostra o desejo de as pessoas de trabalharem na Universidade. Esta cerimônia tem um simbolismo muito grande: hoje de manhã, me despedi de uma servidora que está se aposentando e, agora, vejo-me comemorando e saudando novos servidores. O desejo que tenho é que, daqui há alguns anos, vocês tenham o mesmo sentimento: de terem se encontrando e contribuído de forma importante para a UFJF.”

Marcus David destacou ainda a excelência da instituição. “Temos resultados expressivos e avanços principalmente na atuação com a comunidade. Vocês podem ter orgulho do local em que estão trabalhando, mas certamente terão que assumir uma missão: continuar ajudando no desenvolvimento, alcançando resultados expressivos. Quanto mais dedicados estivermos, mais forte estará o sentimento da sociedade de defender a universidade pública.”

Veja aqui fotos da cerimônia.