Participantes são distribuídos em equipes de iniciação e desenvolvimento, tanto masculino como feminino (Foto: Arquivo UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará um treino aberto de basquete para apresentar ao público o projeto de extensão Formação em Basquetebol – “Da base para a Ponta”. O evento visa a prospectar novos possíveis alunos e atletas para compor as equipes de 2020, com os quais os grupos serão formados nas modalidades feminina e masculina, e com base nas respectivas idades. A ação acontece nesta sexta-feira, 13, a partir das 14h no Ginásio da UFJF, localizado na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Não há necessidade de inscrição prévia.

As participações para o treino aberto serão divididas em três módulos. No horário de 14h acontecem as modalidades masculina para nascidos até 2007 e feminina para nascidas até 2006. A partir das 15h é o momento para o treino masculino para nascidos até 2005, e feminino para nascidas até 2003. O evento fecha às 16h com a modalidade masculina para nascidos até 2003 e feminina para nascidas até 2001.

De acordo com o coordenador do projeto, Dilson Borges, normalmente os clubes esportivos fazem, nos períodos de final e início de ano, processos seletivos para angariar novos atletas, porém, dentro de uma perspectiva extensionista, a proposta é fazer um treino aberto, ao qual a comunidade pode ter acesso e envolvimento com a atividade.

“A ideia é que outras pessoas possam ingressar ou vir a conhecer nossa iniciativa. No momento, inclusive, estamos focados em conseguir novos participantes do sexo feminino. Além disso, o evento é aberto, basta chegar, se inscrever na hora e participar do evento.”

Veja a programação.

O projeto

O projeto extensão Formação em basquetebol “Da base para a Ponta”, oportuniza a crianças e jovens a terem treinamentos sistematizados da modalidade basquetebol. Podem participar alunos da rede pública ou privada aptos à prática de exercícios físicos, nas idades de 12 a 18 anos.

Os participantes são distribuídos em equipes de iniciação e desenvolvimento, tanto masculino como feminino, e organizados por faixa etária. O Projeto tem a função de materializar os compromissos éticos da extensão universitária, ao possibilitar um amplo diálogo entre a comunidade e universidade nas suas ações metodológicas e na construção do conhecimento.

Outras informações:

@ufjf.basket