Edital recebe propostas para financiamento da vinda de professores estrangeiros e para propostas de professores brasileiros e estrangeiros, sem financiamento

Professores brasileiros e estrangeiros que queiram oferecer cursos no Global July já podem fazer suas inscrições. A 4ª edição do Programa ocorre entre 20 de julho e 14 de agosto de 2020. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgaram as duas plataformas para inscrição das propostas de cursos. 

A Propp publicou o Edital de recepção de propostas destinado ao financiamento da vinda de professores estrangeiros, enquanto a DRI abriu o formulário para inscrição de propostas, que se destina aos professores brasileiros (da UFJF, de outras Instituições de Ensino Superior e mesmo de estrangeiros), porém sem financiamento. 

Financiamento da vinda de professores estrangeiros
Para a inscrição ao Edital, serão recepcionadas para avaliação as propostas que indiquem professores vinculados a instituições de ensino, pesquisa, inovação ou similares no exterior, em todas as áreas do conhecimento, cujas formações e experiências representem uma contribuição inovadora aos programas de pós-graduação da Universidade. É necessário que a indicação do professor estrangeiro seja feita por um professor da UFJF pertencente a um programa de pós-graduação.

As propostas aprovadas pela Propp contarão com financiamento de transporte aéreo e terrestre, de ida e volta até Juiz de Fora, assim como auxílio financeiro diário. O professor do exterior proposto deve ser detentor do título de doutorado ou equivalente, e também indicar, documentalmente, ciência da proposta de atividade do Global July apresentada, além de estar em situação regular no Brasil.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, o Global July é uma grande oportunidade para que os professores da Instituição consigam trazer os seus parceiros “e, nesse tempo, ter a experiência de ensinar juntos, pesquisar, trabalhar no mês da internacionalização, que é julho. Também é bom para reforçar as parcerias, planejar publicações, fazer o caminho para ensinar fora do país”.  

Os professores de programas de pós-graduação da UFJF que tenham interesse em  candidatar seus respectivos projetos devem encaminhar suas propostas presencialmente à Propp, até 17 de janeiro de 2020. Os projetos devem conter, obrigatoriamente, a documentação de criação da disciplina; a indicação do professor do exterior; o plano de curso; o atestado de ciência, por parte do professor, da proposta; além de justificativa e atestado de capacidade técnica do docente. A relação completa da documentação exigida, assim como os critérios de seleção, estão disponíveis no edital

O resultado final será divulgado na página da Propp, no dia 24 de janeiro de 2020. A Pró-reitoria convocará os PPGs para estruturação da execução do projeto a partir do dia 28 do mesmo mês. Confira a íntegra do edital.

Formulário para inscrição de cursos Global July
Os professores da UFJF, assim como de outras instituições de ensino superior do Brasil, e mesmo estrangeiros (sem apoio financeiro) podem inscrever suas propostas de cursos para o Global July por meio do formulário divulgado pela DRI e disponível neste link. A proposta deverá conter também o título e a breve ementa do curso sugerido, escritos no idioma em que será ministrado. As inscrições podem ser feitas até 17 de janeiro de 2020.

Outras informações
(32) 2102-3785Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais