As faculdades de Enfermagem e de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoveram neste sábado, 7, o curso de extensão “Introdução à Capacitação em Primeiros Socorros”, voltado para professores e servidores técnico-administrativos da rede municipal de ensino e do Colégio de Aplicação João XXIII.

Faculdades de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Enfermagem promovem as aulas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Corpo de Bombeiros (Foto: Arquivo pessoal – Marconi Moraes)

As aulas contaram com o apoio multidisciplinar de professores, mestrandos de Enfermagem e graduandos da UFJF, além de bombeiros militares e da defesa civil. Os participantes puderam associar situações de emergência, como segurança de cena e acionamento do serviço móvel de urgência, dentre outros. O curso foi dividido em dois módulos de quatro horas cada e, no próximo sábado, 14, os inscritos voltam para a Faculdade de Engenharia para participarem do segundo encontro.

Iniciativa atende lei que torna obrigatória capacitação em noções básicas de primeiros socorros de servidores da educação básica e de recreação infantil (Foto: Arquivo pessoal – Marconi Moraes)

O  professor do Departamento de Engenharia Ambiental, Marconi Moraes, avaliou o curso e a importância das escolas na promoção da saúde. “É primordial colocar em prática projetos que possibilitem o compartilhamento de conhecimento de primeiros socorros aos professores da rede pública municipal de Juiz de Fora. Estes profissionais, quando preparados para lidar com situações como engasgo de crianças e adolescentes ou uma parada cardiorrespiratória podem salvar vidas e evitar complicações decorrentes.”

Moraes ressalta ainda que, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, tem o desejo de, em breve, ampliar o ensino de primeiros socorros para todas as escolas municipais de Juiz de Fora e região. “Poder retribuir à população todo o conhecimento que adquirimos na universidade pública, de modo a cumprir o papel como cidadão e, ao mesmo tempo evoluir pessoal e profissionalmente, é um sonho realizado.”

A atividade é uma das ações que busca atender ao previsto pela Lei Lucas – Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O curso está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros  para ministrar parte das aulas.