As instalações do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram avaliadas como seguras pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda, 10. A visita integrou a força-tarefa organizada por 11 órgãos do Governo de Minas Gerais para verificar as condições de equipamentos culturais e orientar sobre a prevenção a incêndios. Uma equipe do setor de Elétrica, da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), também esteve presente durante a vistoria.

De acordo com o diretor do Forum da Cultura, Flávio Lins Rodrigues, a visita foi positiva, uma vez que teve caráter educativo e de orientação. “A proposta do Forum é sempre ampliar a segurança. Nossa ideia é preservar o patrimônio, mas também a segurança dos funcionários, dos visitantes e dos alunos.” O diretor afirmou ainda que os bombeiros “não apontaram nenhum problema grave em relação a casa”. Como parte das orientações, os militares ressaltaram a importância da criação de um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). Segundo Lins, as providências para a implantação do projeto já estão sendo tomadas.

“Há um tempo, já estamos em obras para melhorar os equipamentos do prédio do Forum. Um exemplo disso são os ajustes necessários, que estão sendo feitos na rede elétrica, para o uso dos aparelhos de ar-condicionado. Antes mesmo da medida estadual, a Proinfra já estava realizando visitas ao Forum da Cultura com revisões detalhadas de tomadas, interruptores, fiação, enfim. É um processo contínuo para garantir a segurança”, observa Lins.  O diretor informou também que os trabalhadores da área de segurança da UFJF também estão empenhados em solucionar questões, como as placas indicativas de extintores.

Outras informações: (32) 2102 – 3970 – Diretoria de Imagem Institucional