Professora Claudia Forjaz, da USP. (Foto: Pedro Hiago)

Pesquisadores, estudantes e profissionais da área da saúde se reuniram, na última semana, para o 4º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV). Com palestras variadas sobre temas como hipertensão arterial e rendimento físico, o evento recebeu pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Santiago, no Chile, e do campus sede, em JF.

O diretor-geral do campus GV, Peterson Andrade, durante a abertura do evento. (Foto: Pedro Hiago)

Em sua fala na abertura do evento, o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, destacou a relevância da atividade para o contexto acadêmico do campus. “Temos um grande valor agregado com nossos cursos de graduação e pós graduações, e eventos como este ilustram bem esse valor, pois temos pessoas de reconhecimento nacional e internacional em GV. Esses docentes de outras instituições reconhecem o valor dos nossos cursos, professores e possibilidades de ações em cooperação”.

Professor Moacir Marocolo no seminário da pós-graduação. (Foto: Pedro Hiago)

Para o coordenador-geral do programa, prof. Moacir Marocolo Junior, a pós-graduação em Educação Física UFJF/UFV tem sido uma iniciativa de sucesso junto à Capes e à comunidade acadêmica. “Cada vez mais os eventos organizados pelo corpo docente têm proporcionado experiências importantes para a formação dos nossos docentes e discentes”. Ainda segundo ele, a participação dos professores do Campus GV acrescenta um impacto relevante aos objetivos do programa, “otimizando ações de inserção social, melhoria da educação básica e formação continuada”.

A atividade contou, também, com palestras do professor Esteban Aedo Muñoz, da Universidade de Santiago, no Chile, além dos docentes Leandro Brito e Claudia Forjaz, ambos da USP.

Professor Leandro Brito, da USP. (Foto: Pedro Hiago)

O 4º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Física foi organizado por docentes da pós-graduação em Educação Física da UFJF-GV, oferecida em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. De acordo com o professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, as palestras foram pensadas com o objetivo de aproximar pesquisadores e estudantes através dos trabalhos realizados. “Temos estimulado, ao longo dos anos, a aproximação do estudante com a ciência, com as evidências científicas atuais”, destacou.

Professor Pedro Berbert (de camisa listrada) em reunião com docentes e estudantes da pós. (Foto: divulgação)

Ainda segundo o professor, o evento é importante não somente para estudantes da pós-graduação, mas para profissionais, estudantes da graduação e professores, “por ser uma oportunidade de os participantes estarem em contato com pesquisadores que têm produzido muito na área da Educação Física, atividade física e saúde, e conhecerem mais os contextos de pesquisa empregados, em uma linguagem acessível”.

Professora Claudia Forjaz, da USP. (Foto: divulgação)

Na sexta, 6, alunos e professores da pós-graduação em Educação Física se reuniram com a docente da USP, Claudia Forjaz, para abordar assuntos referentes ao programa. Claudia é coordenadora adjunta da área 21 (que engloba o curso de Educação Física) da Capes e participa das atividades relacionadas ao curso em GV: “Ela participou do minicurso de pressão arterial, do seminário da pós-graduação e coordenou essa reunião”, explicou a docente e gerente de graduação da UFJF-GV, Andréia Queiroz.