A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a última edição do Domingo no Campus, em 2019, neste domingo, 8, das 9h às 13h, na Praça Cívica. O projeto oferece atividades educativas, de esporte, cultura e de lazer para a comunidade, com programação para todas as idades.

Domingo_no_campus_04062017_foto_Victor_Marcelino_UFJF___

Jogos e brincadeiras estão garantidos mais uma vez (Foto: Victor Marcelino)

Nesta edição, o público terá a oportunidade de prestigiar apresentações culturais, com foco para as danças. Diversos grupos da cidade se apresentam a partir das 11h. Grupo Sensações, Balliamo Espaço de Dança, Pés de Valsa, De Pernas Pro Ar, Espaço Dança Comigo Juiz de Fora e Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida da Prefeitura de Juiz de Fora vão levar alegria à manhã de domingo.

A programação ainda prevê o momento literário especial, com a escritora e professora do Colégio de Aplicação da UFJF João XXIII, Lauriana Paiva, autora da série “Diários da Professora Bela”. No Salãozinho da fada da Leitura, as crianças serão transformadas em fadinhas, com pintura facial e penteado especiais.

Mais uma vez, a Little League Marfins Beisebol de Juiz de Fora participa do evento, oferecendo aulas de introdução ao beisebol para crianças acima de 7 anos, adolescentes e adultos. A oficina conta com ensinamento de regras básicas do esporte, introdução a técnicas de arremessos e rebatidas e posicionamento no campo.

domingo_no_campus_3junho_2018

De contação de histórias, para crianças, a oficinas de ginástica para a terceira idade, evento busca levar alegria e interação às manhãs de domingo, na UFJF (Foto: Victor Marcelino)

Outra atração é uma mostra de esqueletos e outras peças anatômicas de animais, destacando as diferenças entre as espécies, tanto domésticas quanto selvagens. A iniciativa é do Grupo de Educação Tutorial (GET), do curso de Medicina Veterinária, em parceria com a Liga Acadêmica de Anatomia Veterinária.

Também haverá muito aprendizado. Para as crianças, o Projeto Troquinha de Saberes, que é desenvolvido por alunos do curso de Turismo da UFJF, busca, de forma dinâmica e lúdica, trabalhar a relação do homem com a natureza, a partir da perspectiva do turismo, conversando com as crianças, para que elas percebam as transformações de paisagens quando estão viajando. Para a população geral, a  Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar orienta sobre a participação do cirurgião-dentista nos hospitais, e busca aperfeiçoar o conhecimento sobre o âmbito hospitalar promovendo melhor qualidade de vida aos pacientes.

Os já tradicionais projetos seguem alegrando o Domingo no Campus: o Contação de histórias, com Tia Nilcéia; o som do mestre de cerimônias oficial do evento, DJ Álvaro Capute; e o Núcleo de Desenvolvimento Musical Funga Alafia, coordenado pelo professor Estevão Maciel. Também são oferecidas oficinas de ginástica para a terceira idade, de bordado, montagem de brinquedos com material reciclável; resgate de brincadeiras de rua, e o festival de pipas.

O Domingo no Campus é aberto ao público e realizado com verbas de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).