Projeto aborda Aids por meio da arte e da informação (Imagem: Auntie P – VisualHunt)

O projeto “Identidades, Cidadania e Inclusão LGBTQI+: Semana Rainbow”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta segunda-feira, 2, uma atividade pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O evento, gratuito, acontece das 18h às 22h, no auditório do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) de Juiz de Fora, na Avenida dos Andradas 523, no Centro.

A ideia é discutir o tema através da arte e do debate. Estão programados o lançamento de livros e as exibições do curta “Queer I”, produzido por alunos da UFJF, e do filme “Carta para além dos muros”, que discute Aids e HIV no Brasil.

“Vejo um silenciamento, de modo geral, com relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e o público estudantil jovem, de 18 a 24 anos, segundo estatísticas recentes, é o que mais se contamina. Quando esse público nasceu, conviveu melhor com a Aids porque já havia tratamento. Então, é fundamental que continuemos abordando este assunto”, afirma o coordenador do projeto de extensão, Marcelo Carmo Rodrigues.

Após a apresentação, rodas de discussão sobre a temática contam com a presença da equipe de produção do filme, médicos infectologistas e outros convidados. Também está previsto, para o começo do evento, uma testagem rápida para DST e Aids, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora.

Segundo Rodrigues, o projeto tenta trabalhar questões sérias através de arte, cultura, literatura e cinema, e do debate. “Optamos por colocar essa pauta novamente no destaque que ela merece ter. A Aids ainda não tem solução; há um grande número de pessoas que convive com ela, apesar de não mais matar, mas é fundamental que mantenhamos essa luz acesa em torno deste assunto. Como se trata de um projeto de extensão, não estaremos falando apenas para o público jovem, mas para toda a sociedade civil”, diz.