A pesquisadora Danielle Teles participou pela primeira vez do projeto “A ciência que fazemos” (Foto: Maria Otávia Rezende)

“Quem mantém a universidade? Quem mantém o espaço que usamos para desenvolvermos pesquisas e conhecimento?”. Estas foram apenas algumas das indagações levantadas pela pesquisadora Danielle Teles, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em visita à Escola Estadual Coronel Manuel Carneiro das Neves, por meio do projeto “A ciência que fazemos”. A pesquisadora conversou com professores e alunos do ensino médio e fundamental sobre temas variados e cruciais, guiando uma discussão acerca da construção de uma sociedade igualitária e as pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Mais oportunidades, menos desigualdades
“Quem aqui já sabe o que quer ser quando crescer?”, foi o primeiro questionamento feito por Teles a seus ouvintes. Muitos responderam animados: médico, fisioterapeuta, jogadora de basquete. No bate-papo com os estudantes, a pesquisadora desmistificou a imagem da instituição como um espaço inacessível. “A Universidade é um espaço público. Esses espaços são sustentados pelo dinheiro do povo. Nós fazemos parte do povo, e isso quer dizer que a Universidade é nossa também.”

Teles falou ainda das pesquisas que desenvolve dentro do centro acadêmico e compartilhou uma parte de sua trajetória pessoal. Assim como seus ouvintes, a professora da Faculdade de Medicina também concluiu seus estudos na rede de ensino público. “Quando me formei, não existia o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Hoje, a realidade é diferente e a Universidade oferece outras oportunidades”, explica. 

Realidades representadas
Para agregar ainda mais dinâmica ao bate-papo, Teles foi acompanhada pelos alunos da UFJF, Valéria Nerio, David Soares e Elfy Deguenon. Cada um  deles compartilhou um pouco de sua trajetória e, pouco a pouco, os estudantes puderam conhecer histórias e realidades não tão distintas da sua. “Antes eu achava que a Universidade não era para mim. Afinal, eu tinha vindo do interior e estudado toda minha vida na escola pública. Depois de muito trabalho, eu consegui alcançar a tão sonhada aprovação. Após ingressar, aprendi que esse lugar é pra todos nós”, compartilhou Valéria. 

O projeto
O encontro entre os cientistas e a comunidade é uma iniciativa do projeto “A ciência que fazemos”, criado pela Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. Um dos objetivos da iniciativa é justamente possibilitar a aproximação entre os cientistas e os estudantes da formação de base, levando para dentro das escolas uma fração dos estudos desenvolvidos na Universidade, para mostrar aos alunos que a ciência está mais próxima do que imaginam.

Outras informações:
Conheça o projeto “A ciência que fazemos” – e saiba como levá-lo para sua escola