Oficinas foram realizadas no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação)

O curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), por meio da disciplina Assistência Integral e Interdisciplinar à Saúde, coordenada pelas professoras Simone de Pinho Barbosa e Maria Gabriela Parenti Bicalho, e a Coordenação de Atenção Primária à Saúde de GV promoveram, de forma integrada, ações de prevenção e combate à sífilis.

As ações contemplam a disciplina prevista para o quinto período pelo Projeto Pedagógico do curso de Medicina e ofertada pela primeira vez no segundo semestre de 2019. De acordo com a professora Maria Gabriela, a matéria propõe o desenvolvimento de projetos relacionados à saúde da região, apoiando os serviços na promoção da saúde das pessoas e prevenção de doenças. “Entendemos que a integração com a rede de saúde propicia aos estudantes o contato com a realidade da gestão em saúde e da assistência em saúde, e permite a compreensão mais aprofundada de conceitos teóricos estudados nas disciplinas do curso”, destacou.

Para este semestre, a Secretaria Municipal de Saúde propôs duas ações, que foram implementadas pelos discentes da disciplina, com supervisão das professoras: Ciclo de Oficinas para os Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família do município sobre Sífilis e descentralização e ampliação do acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde; e um levantamento de dados junto aos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família do município sobre as ações de prevenção e tratamento da Sífilis.

Segundo Maria Gabriela, a disciplina foi bem recebida pelos estudantes. “A receptividade dos discentes foi muito boa, engajaram-se nas atividades de forma ativa e responsável, entendendo a responsabilidade que tinham, uma vez que as atividades foram desenvolvidas a partir de demanda específica da Secretaria Municipal de Saúde, relativa a um problema que preocupa o município, que é o aumento dos casos de sífilis”.

Este foi o primeiro período de oferta da disciplina uma vez que esta compõe o Projeto Pedagógico aprovado em 2017. A turma que ingressou com o atual Projeto em 2017.2 chegou ao quinto período em 2019.2.