Tecnologia está disponível para alunos de graduação e pós-graduação (Foto: Maria Eduarda Luiza/UFJF)

Tecnologia está disponível para alunos de graduação e pós-graduação (Foto: Maria Eduarda Luiza/UFJF)

Destinado ao estudo e à análise de ácidos nucleicos, que formam os RNAs e DNAs, foi implementado nesta sexta-feira, 22, o Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em acordo com o Hospital Universitário (HU), foi possível a transferência dos equipamentos e a instalação do laboratório na Faculdade. O superintendente do Hospital Universitário (HU), Dimas Araújo, destacou a satisfação pela parceria. “Graças ao esforço conjunto, com apoio da administração superior, conseguimos entregar o laboratório para a comunidade científica e, indiretamente, beneficiar toda a comunidade no diagnóstico e no tratamento de doenças.”

O diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silva Silvério, ressalta o alcance do laboratório a atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, permitindo a alunos da iniciação científica, de mestrado e de doutorado o acesso à tecnologia.  “São equipamentos de alta tecnologia para análise no ramo da biologia molecular, com finalidades específicas, que vão de diagnósticos clínicos de doença até pesquisas de mecanismos relacionados ao funcionamento do organismo humano.”

Para o reitor, laboratório destaca a UFJF no cenário científico nacional e internacional (Foto: Maria Eduarda Luiza/UFJF)

Para o reitor, laboratório destaca a UFJF no cenário científico nacional e internacional (Foto: Maria Eduarda Luiza/UFJF)

O reitor da UFJF, Marcus David, destacou o impacto do laboratório na produção de pesquisa e de parcerias. “Um laboratório que tem um investimento tão importante obviamente nos enche de orgulho e destaca o trabalho sério e responsável feito em uma universidade pública. Com esse projeto, temos a possibilidade de reforçar nosso esforço para sermos uma universidade de destaque no cenário nacional e internacional. 

A cerimônia ocorreu no Centro de Pesquisas Farmacêuticas e contou ainda, com as presenças da vice-reitora, Girlene Alves da Silva, da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Monica Ribeiro de Oliveira e do pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure.