Professor do departamento de Biologia da UFJF, professor Nathan Barros fala sobre mudanças climáticas e fontes renováveis de energia (Foto: Maria Otávia Rezende)

O aquecimento global é real? Podemos afirmar com certeza que nós, humanos, estamos acelerando o efeito estufa? Como as mudanças climáticas afetarão o Brasil, especificamente? Existem chances de reverter esse cenário – e qual é o papel da ciência nisso? Várias perguntas e um só episódio de podcast para te ajudar a tirar essas dúvidas. O convidado para este quarto episódio do Encontros A3 é o pesquisador Nathan Barros, um dos principais especialistas em mudanças climáticas do mundo, atualmente vinculado ao Laboratório de Ecologia Aquática da UFJF.

No programa, comandado por Laís Cerqueira e Clecius Campos, são apresentados dados dos mais recentes relatórios mundiais sobre o aquecimento global, que impõem a urgência em não só debater o tema, como enfrentá-lo. Nathan Barros já participou de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) e sabe que a política tem peso determinante nas medidas a serem adotadas para frear a emissão dos gases de efeito estufa. No episódio, comenta sobre quais são esses gases, os impactos do desmatamento, da pecuária e das matrizes energéticas.