Promover o debate e a reflexão em diferentes espaços da cidade, além de criar um espaço  para troca de saberes e conhecimentos produzidos na Universidade e no cotidiano da população local são alguns dos objetivos do “Conversa de Rua”. O evento terá suas duas últimas edições do ano nos dias 20 e 21 de novembro, sobre “Política de cotas e democratização da universidade” e “As inundações e a cidade”. A atividade é promovida pelo projeto de extensão Ágora: Cidade e Política em Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e aberto ao público, sem a necessidade de inscrição.

A professora e coordenadora do projeto, Clarice Cassab, destaca a importância do projeto e avalia os resultados. “É importante e necessário estabelecer um diálogo com a população sobre o conhecimento produzido na universidade e, com isso, uma gerar reflexão sobre a política da cidade, sobre a produção do espaço urbano. Conseguimos alcançar os principais objetivos do projeto, promover debates públicos. Tivemos uma boa resposta do público e pretendemos renovar o projeto ano que vem.”

“Política de cotas e democratização da universidade”

Aproveitando o Dia da Consciência Negra, o projeto realiza uma conversa sobre a temática racial, a política de cotas e seu caráter de reparação histórica, com colaboração do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), Diego Dhermani. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 20, às 13h30, no Curso Preparatório para Concursos (CPC) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) localizado na rua Halfeld, 450, 7º andar.

“As inundações e a cidade”

Com a chegada da temporada de chuva, pensar na relação cidade e nas inundações é algo necessário. Por isso a última conversa de rua aborda “As inundações e a cidade” como tema e será realizada em uma localidade que é alvo de frequentes inundações, o Bairro Industrial. O encontro conta com a participação do professor Miguel Felipe e da mestranda do PPGeo, Virgínia Martins, O evento ocorre nesta quinta-feira, 21, às 14h, na Escola Estadual Professor José Freire, localizada na Rua Nunes Lima, 350, no Bairro Industrial.

O projeto

O projeto inspira-se nas ágoras, espaços gregos onde os cidadãos costumavam ir para discutir em sociedade temas relacionados à cultura e à política. Tendo como objetivo principal democratizar acesso do conhecimento e fortalecer a dimensão pública e política da cidade, proporcionando um espaço público de debate de questões referentes a produção social do espaço.

Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Geografia, Espaço e Ação (Nugea) e pelo Grupo Terra, da UFJF, o projeto Ágora: Cidade e Política em Juiz de Fora tem a coordenação de Clarice Cassab, em conjunto com os professores do curso de Geografia, Miguel Fernandes, Wagner Batella e Elias Lopes.

Outras informações: Ágora: Cidade e Política em Juiz de Fora