Primeira edição do evento “Conversa de Rua” acontece na Vila São João Batista, próxima ao Bairro Igrejinha, local escolhido pela proximidade a uma barragem de rejeitos (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

O projeto de extensão Ágora: Cidade e Política em Juiz de Fora, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Geografia, Espaço e Ação e pelo Grupo Terra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza a primeira edição do evento “Conversa de Rua” nesta sexta, 22. O evento acontece, às 18h, na Vila São João Batista, próxima ao Bairro Igrejinha, e tem como tema “Mineração e sociedade”.

A iniciativa pretende criar momentos de debate e reflexão em diferentes espaços de Juiz de Fora. O projeto se inspira nas ágoras, espaços gregos onde os cidadãos costumavam ir para discutir em sociedade temas relacionados a cultura e política. O objetivo é levar o conhecimento produzido na UFJF para as ruas, praças e outros pontos, visando democratizar seu acesso e fortalecer a dimensão pública e política da cidade, proporcionando um espaço público de debate de questões referentes a produção social do espaço.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Clarice Cassab, o local foi escolhido pela proximidade a barragem de rejeitos. “Queremos refletir, em conjunto com os moradores da área, sobre a relação entre mineração e sociedade, pensando seus efeitos sobre a cidade e sobre a vida cotidiana de seus moradores.” Pode participar do debate qualquer pessoa que se interesse pela iniciativa, sejam moradores das áreas ou transeuntes dos locais de conversa.

 O projeto Ágora: Cidade e Política em Juiz de Fora tem a coordenação de Clarice Cassab, em conjunto com os professores do curso de Geografia, Miguel Fernandes, Wagner Batella e Elias Lopes. Ao todo, serão organizados dez encontros ao longo do ano.

Outras informações:
Ágora: Cidade e Política em Juiz de Fora