Atividade foi organizada pelo professor Bráulio Magalhães (Foto: Bruna Souza)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu na última quarta-feira, 13, o encontro temático “Negritude, Raça e Violências”. A atividade organizada pelo professor Bráulio Magalhães, do departamento de Direito, procurou debater as violências sofridas sobretudo por jovens, mulheres e negros.

Como elemento de discussão, o professor levou ao evento o resultado do Atlas da Violência no Brasil que demonstrou que o jovem negro tem mais chances de morrer assassinado do que um jovem branco.  De acordo com os dados, a disparidade na letalidade entre negros e não negros ocorre sobretudo no Nordeste.

“Em Alagoas, por exemplo, um jovem negro tem 18 vezes mais chances de morrer.  Trata-se de mais um exemplo da imensa desigualdade racial existente”, destacou o professor Bráulio.

Carlos Oliveira é um dos autores do projeto “Perfil e percepções sobre políticas e relações sociais: um estudo junto aos estudantes de Graduação no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF” (Foto: Bruna Souza)

Os participantes do evento puderam acompanhar ainda o projeto “Perfil e percepções sobre políticas e relações sociais: um estudo junto aos estudantes de Graduação no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF”, desenvolvido pelos estudantes Carlos Oliveira da Silva e Allana Rodrigues, do 8º período de Direito.  O trabalho discutiu se os objetivos e critérios da Lei de Cotas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto) estão sendo alcançados pela UFJF-GV.

Quem não teve a oportunidade de participar da atividade promovida pelo professor Bráulio terá outros espaços de discussão sobre o tema. A UFJF-GV programou uma série de eventos para o Mês da Consciência Negra.

Na próxima quarta-feira, 20, por exemplo, os interessados poderão acompanhar o I Workshop Pedagógico: Motivação, Resiliência e Felicidade na Vida Acadêmica. Organizado pelo Setor de Apoio Estudantil, o evento tem como objetivo desenvolver atividades sobre as delícias, percursos e desafios experienciados pelo estudante do Ensino Superior”.