Docente da Geografia ficou entre os 10 finalistas na categoria Ciências (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Docente da Geografia ficou entre os 10 finalistas na categoria Ciências (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O professor do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Roberto Marques, foi um dos 10 finalistas do prêmio Jabuti 2019, na categoria Ciências. A obra publicada em 2018, “Zoogeografia do Brasil: a fauna, a paisagem e as organizações espaciais”, recebeu o Selo Jabuti, que marca os finalistas do tradicional prêmio brasileiro de literatura, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

A obra tem como objetivo preencher a lacuna existente no âmbito da biogeografia praticada no Brasil. De acordo com o autor, a área pouco tem se voltado para o estudo espacial da fauna, sendo muito mais contundentemente para o estudo da vegetação, com o enfoque zoogeográfico cada vez mais esvaziado. 

Marques soube da premiação por meio de seus alunos e ressalta a surpresa ao receber da notícia. “O livro traz certa originalidade na área da Geografia, mesmo assim não esperava. Fiquei surpreso e feliz com a indicação.” 

A 61ª edição do Prêmio Jabuti teve mais de 2 mil inscrições e conta com 57 avaliadores de formações diversas. A seleção dos indicados é um guia com representantes do melhor da Literatura e da produção editorial do país. 

Este é o segundo livro do autor, que tem projetos para publicações posteriores.