Ex-professora da UFJF-GV, Simone de Araújo foi uma das convidadas. Atualmente, ela faz parte do corpo docente da UFMG. (Foto: Pedro Hiago)

A importância da abordagem multiprofissional nos cuidados com a saúde foi um dos destaques do 1º Simpósio de Integração em Cuidados Farmacêuticos promovido pela Liga Acadêmica de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), nos dias 8 e 9 de novembro.

A programação do evento contou com atividades que buscaram ampliar a discussão sobre o cuidado farmacêutico centrado na pessoa; bem como fomentar as possibilidades de pesquisas multidisciplinares que possam posteriormente ser desenvolvidas em projetos dentro da UFJF-GV.

Farmacêutica Clarissa Campos falou sobre a Farmácia Universitária da UFJF-GV (Foto: Pedro Hiago)

Dentre as atividades, os participantes puderam acompanhar a mesa-redonda “Experiências exitosas no cuidado: abordagem multidisciplinar e holística no cuidado centrado na pessoa”, em que a farmacêutica da UFJF-GV, Clarissa Campos; a fisioterapeuta da UFJF-GV, Mariana Palermo; e a médica Kênnia Anastácio, da Secretaria Municipal de Saúde-GV, relataram experiências pessoais no compartilhamento de pacientes e discutiram sobre a importância da atuação multiprofissional, centrado na pessoa, a fim de alcançar os melhores resultados em saúde dos pacientes.

“Esse tipo de evento é importante para que os discentes do curso de farmácia atentem-se para a demanda social de um profissional farmacêutico que se responsabilize pela farmacoterapia do paciente, a fim de otimizar os resultados do uso de medicamentos. Além disso, compreendam o quanto a colaboração com os outros membros da equipe de saúde e o cuidado centrado na pessoa são essenciais na prática assistencial farmacêutica”, destacou Clarissa Campos.

Professora Elisdete Maria Santos, da UFS, foi uma das convidadas (Foto: Pedro Hiago)

Além da mesa-redonda, o evento contou ainda com oficinas, palestras e uma Mostra de Experiências com convidados da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que falaram sobre o funcionamento do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social da UFS.