Andréia Queiroz destacou ampla participação da comunidade externa (Foto: Dante Rodrigues)

A importância do suporte familiar na atenção integral ao idoso e as possibilidades de moradias na velhice foram alguns dos temas abordados durante o III Fórum do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI) realizado na última sexta-feira, 8, no Auditório da Unipac.

A programação com atividades culturais, palestras e mesa-redonda propiciou a integração entre estudantes, professores e membros da comunidade externa interessados no tema. De acordo com a professora Andréia Queiroz, gerente de graduação da UFJF-GV e organizadora do evento, a ampla participação de idosos de Governador Valadares “proporcionou conhecer inúmeras experiências e enriqueceu as discussões sobre o envelhecimento no município”.

Professora Suely Maria Rodrigues, da Univale, foi uma das palestrantes (Foto: Dante Rodrigues)

Uma das pesquisadoras convidadas a participar da programação, Suely Maria Rodrigues, da Univale, destacou a importância do Fórum e do trabalho desenvolvido pelo NEPI. “O Núcleo traz uma visão interdisciplinar que é essencial para a busca pela melhoria das condições de vida da pessoa idosa”. Suely levou ao evento o debate sobre a importância do suporte familiar na atenção integral ao idoso. “Estamos observando como o suporte familiar é importante para a vivência do idoso, para as transformações que o envelhecimento proporciona e também para a questão da saúde”, afirmou.

Mulheres idosas do SESC fizeram uma apresentação de dança (Foto: Divulgação)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas idosas (60 anos ou mais), número que representa 13% da população do país. A expectativa é que este percentual aumente consideravelmente nos próximos anos.

NEPI

Criado em 2013, o NEPI conta com a colaboração de vários docentes da área de saúde do campus da UFJF em Governador Valadares. Neste período, desenvolveu atividades como ações educativas, feiras e atendimentos individualizados que já beneficiaram mais de mil idosos. “ O nosso grupo existe já há seis anos e eu percebo o amadurecimento da equipe em todas as atividades que são realizadas no ensino, pesquisa e extensão. Durante a 4º Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade realizada recentemente, foi possível conhecer os inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo NEPI, nestas três áreas que formam o tripé universitário”, destacou a professora Andréia Queiroz.