O Programa de Pós-Graduação em História (PPG-História) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reúne professores, alunos e coordenadores nesta terça-feira, 12, a partir das 15h, no anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH), em comemoração aos 15 anos do Programa, iniciado em 2004. A programação conta com uma conferência com o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de História, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Cláudio Batalha, além de convidados que discutem a trajetória e o futuro do PPG.

Na década de 1990, um grupo de professores do Departamento de História começou a projetar a possibilidade de criar um programa de Pós-graduação vinculado ao curso. De acordo com um dos fundadores e membro do PPG e diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Ignácio Delgado, foi adotada uma política de capacitação, que implicava em liberar todos os professores em uma escala programada para o doutorado, a fim de que estivessem em condições de preencherem os requisitos.

“Nós nos sentimos habilitados a criar o programa e o fizemos em duas áreas de concentração: poder mercado e trabalho; narrativas imagem e sociabilidade. Como qualquer unidade universitária tínhamos nossas dificuldades, mas prevaleceu sempre o propósito de construir um programa de Pós-graduação em História que tivesse qualidade, relevo e que apresentasse para a comunidade regional um conjunto de pesquisas e formasse pessoas, que investigassem temas de relevância para a Zona da Mata, Minas Gerais e o Brasil.”

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, e ex-coordenadora do PPG, destaca a alegria da gestão superior e da área nacional da História. “Para mim é um motivo de orgulho. Um programa de Pós-graduação significa maturidade de um grupo e acredito que o Departamento de História chegou neste ponto de maturidade. A partir do momento que se criou esta proposta e que ela foi aceita pela Capes, trilhou-se uma trajetória do conceito 3, 4, até o conceito 5 e, hoje, coloca-se como um dos programas mais promissores da UFJF para chegar ao conceito de excelência nota 6.”

O atual coordenador do PPG-História, Fernando Perlatto, ressalta a importância do Programa para a Instituição. “O Programa de pós-Graduação em História é um dos mais bem conceituados da UFJF. Minha formação aconteceu na graduação em História pela UFJF e acompanhei como aluno o início da pós-graduação. Hoje sou colega de trabalho dos meus professores e, desde 2018, coordenador. O evento é para discutir a trajetória com pessoas que fazem parte dela e o futuro do nosso Programa. Estou honrado em fazer parte de um momento tão importante em um Programa tão promissor.

O evento confere certificado de participação.

Confira a programação do evento.

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em História