Atividade lotou auditório da Unipac (Foto: Bruna Souza)

Em comemoração aos 50 anos de regulamentação da Fisioterapia no Brasil, o departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu na última semana o IV Integrafisio. Realizado no auditório da Unipac, o evento teve o objetivo de  recepcionar os ingressantes do ano, apresentar os docentes e atividades desenvolvidas pelo departamento e proporcionar um momento de integração entre os estudantes dos diversos períodos do curso e os servidores.

Professora Paula Silva de Carvalho Chagas, do campus sede da UFJF, ministrou a palestra “O fisioterapeuta pesquisador” (Foto: Bruna Souza

Nesta edição, o Integrafisio contou com a participação de convidados externos que realizaram palestras sobre temas relevantes da profissão, de forma a estimular o desenvolvimento de boas práticas e a construção da valorização e autonomia profissional. A programação contou com apresentações da professora Raquel Rodrigues Britto, da Universidade Federal de Minas Gerais; de Luciane Moscalesk, professora da Universidade Federal do ABC; e dos professores Diogo Simões Fonseca e Paula Silva de Carvalho Chagas, do campus sede da UFJF.

Professora Ludimila Forechi foi uma das organizadoras do evento (Foto: Bruna Souza)

“Agradecemos a presença de todos os presentes, convidados externos, diretor do Instituto de Ciências da Vida, professores, servidores e alunos. Bem como de todos os envolvidos na realização desse evento, coordenação e chefia do departamento de Fisioterapia, NDE, à UFJF que contemplou o evento com recurso financeiro do edital complementar de apoio à realização de eventos acadêmicos, ao CREFITO-4 que enviou as pastas e materiais distribuídos, ao Diretório Acadêmico (DA) que ofereceu o coffee-break e à Atlética que auxiliou o DA”, ressaltou Ludimila Forechi, professora do departamento de Fisioterapia da UFJF-GV e uma das organizadoras do IV Integrafisio.

Palestra Corpo de Bombeiros

Atividade também faz parte da comemoração dos 50 anos da regulamentação da fisioterapia (Foto: Bruna Souza)

Também na última semana, estudantes dos 9º e 10º períodos do curso de Fisioterapia acompanharam uma palestra sobre primeiros socorros ministrada pelo soldado Arthur, do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares.

De acordo com Ludimila Forechi , “foram realizadas demonstrações /simulações sobre como identificar e como proceder nos principais tipos de emergências, como acidentes de trânsito, infartos, convulsões, intoxicações, queimaduras e desmaios, e outros assuntos relacionados”.

A atividade realizada na sala B111 da Pitágoras também fez parte da comemoração dos 50 anos da regulamentação da fisioterapia.