Em defesa da ciência: Secretário Regional da SBPC estará na UFJF nesta quarta-feira, 13 (Foto: G1/Globo)

Com o objetivo de discutir sobre os desafios das políticas científicas em Minas Gerais e a possibilidade de colaboração interinstitucional para ações de fomento à pesquisa em 2020, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove uma reunião nesta quarta-feira, 13, às 14h, na Sala de Reuniões do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, o Secretário Regional da instituição, Luciano Mendes de Faria Filho, convida pesquisadores de todas as áreas para a conversa.

Segundo o Secretário, a proposta para a reunião na UFJF é divulgar as ações da SBPC e convidar os pesquisadores a se associarem à instituição. Além disso, também procura apoio para a organização da programação de 2020, particularmente a Marcha pela Ciência, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e o Dia Nacional da Ciência. “Queremos fazer com que o conjunto de atividades que já ocorrem nas diversas instituições possa ganhar visibilidade regional e nacional. Para isso, estamos discutindo possibilidades de intercâmbio de trabalho conjunto. Iremos para conhecer e para acolher impressões dos pesquisadores e pesquisadoras da UFJF sobre o momento atual e as possibilidades de ação conjunta”, aponta.

Luta pela ciência
De acordo com Luciano Mendes, participar de instituições como a SBPC e de instituições científicas de cada área significa o fortalecimento da ação política e acadêmica, sobretudo no espaço público de disputas sobre ciência e tecnologia no contexto atual. Ele também destaca que a SBPC reúne diversos pesquisadores e instituições científicas dentre os associados, permitindo o acesso a um conjunto expressivo de informações. “Essa participação tem um cunho de política acadêmica importante de fortalecimento da ciência, de acesso à informações que nos permitam nos posicionar frente aos grandes temas que afligem a sociedade brasileira hoje”, afirma. 

Atualmente, a SBPC desenvolve atividades junto à comunidade acadêmica e científica, também trabalhando aliada aos órgãos de políticas científicas do estado. “A instituição tem atuado junto às instituições de ciência, tecnologia e inovação do estado, junto com pesquisadores e alunos, para lutar contra o desmonte do sistema de ciência e tecnologia aqui no estado”, explica Mendes. Para isso, ações como reunir diretamente com os pesquisadores e com as instituições e participar de ativamente das assembleias legislativas estão sendo tomadas para a defesa da ciência e tecnologia no estado. 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
A SBPC foi criada em 1948, quando um grupo de cientistas, reunido no auditório da Associação Paulista de Medicina, decidiu fundar uma Sociedade para o Progresso da Ciência nos moldes das que já existiam em outros países. Os primeiros anos de existência coincidiram com o reconhecimento e a institucionalização da ciência no Brasil, com a criação pelo Governo Federal de organizações como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1951, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no mesmo ano. 

Dentre os objetivos da Sociedade, estão a contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do país; a luta pela qualidade e universalidade da educação em todos os níveis; a defensa dos interesses dos cientistas; a promoção da disseminação do conhecimento científico por meio de ações de divulgação da ciência e a luta pela remoção dos empecilhos e incompreensão que embaracem o progresso da ciência.

Mais informações
Associar-se a SBPC