No quarto dia da Semana, o jornalista Yuri Fernandes abordou o tema “Diversidade na Terceira Idade” (Foto: Rodrigo Milanii)

“Seria um risco muito grande se a Universidade se omitisse, pois isso acabaria deixando essas pessoas na invisibilidade”. Essa foi a justificativa utilizada pelo egresso da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Yuri Fernandes, para trazer o tema “Diversidade na Terceira Idade” à II Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra. A palestra ocorreu na tarde desta quinta-feira, 7, no anfiteatro da Facom.

Fernandes, que passou pela Produtora de Multimeios da UFJF durante a graduação, é editor de conteúdo do site Coca-Cola Brasil, além de editor de mídia do Projeto #Colabora – uma iniciativa jornalística independente que pauta temas como os problemas ambientais e sociais do mundo moderno, com a sustentabilidade de pano de fundo. O jornalista desenvolveu, junto ao Projeto, a web série “LGBT+60: corpos que resistem”, que fomentou as discussões da tarde. 

“Desde 2017, tenho pegado o depoimento de idosos LGBT e transformado isso em vídeos, em reportagens. Lançamos duas temporadas, com um total de nove vídeos, e a ideia é preservar essa memória, transformá-los num museu LGBT, com pessoas falando sobre a história da causa, de toda a resistência. São pessoas com 60, 70 anos, que passaram por tudo e têm muito o que falar”, conta.

O profissional afirma que esta temática – apesar de contemporânea – ainda é pouco explorada pelo mercado de trabalho. “Acabei me especializando em reportagens de gênero. Existem jornalistas de economia, esporte, cultura. Pensei, “por que não um repórter de gênero e sexualidade?”. É um tema super importante, pauta muitas questões políticas, a sociedade se divide sobre isso. Então, é urgente falarmos e gerarmos um debate positivo sobre o tema”.

Neste sentido, aponta a necessidade de a academia se debruçar sobre essas questões. “A Universidade está formando profissionais para o futuro e já existe uma diversidade imensa dentro da faculdade, com alunos de vários Estados e religiões, por exemplo. Seria um risco muito grande se a academia se omitisse, pois isso acabaria deixando essas pessoas na invisibilidade. É mais do que necessário abordarmos isso no espaço público e valorizarmos o que é feito nas universidades públicas”, encerra.

O diretor de Imagem Institucional da UFJF e homenageado da Semana de Comunicação, Márcio Guerra, que mediou as discussões ao lado da diretora da Facom, Marise Mendes, avaliou positivamente os trabalhos que estão sendo desenvolvidos durante a Semana. “Além da emoção de rever os ex-alunos e da alegria de estar compartilhando isso com todo mundo, o que a gente percebe é a preocupação de todos os profissionais com as mudanças, que são muito rápidas no dia a dia da Comunicação. Ao mesmo tempo, fica a certeza de que, se a tecnologia muda muito, não muda o jornalismo e seus princípios: a ética, a responsabilidade, a necessidade de uma boa formação”, pondera. 

Promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, a Semana tem entrada franca e está aberto para todos os interessados. Além disso, aposta em uma programação diversificada até o próximo sábado, 9, e emite certificado.

Outras informações: (32) 3313-4734/4941- Câmara Municipal de Juiz de Fora