Desafios da profissão e influência das redes sociais foram assuntos abordados (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Desafios da profissão e influência das redes sociais foram assuntos abordados (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O penúltimo dia da II Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra, que ocorreu na sexta-feira, 8, foi marcado pela palestra “A cobertura política nas últimas décadas em Brasília”, no campus Estrela Sul do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). A discussão contou com relatos e experiências da ex-aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Geiza Duarte, acerca da posição da imprensa no contexto político atual, sua rotina jornalística na TV Globo, os perigos e desafios do jornalismo contemporâneo e a influência e a consequência das redes sociais na profissão. 

Geiza explicou como a evolução da cobertura jornalística vem alterando o modo com o qual trabalha, ressaltando, entre outros pontos, a importância de se ter uma boa equipe e da constante necessidade de exibir cada etapa do processo. “A nossa cobertura jornalística é marcada pelo desafio diário de informar, de ir atrás do dito e do não dito, de exibir os bastidores. Isso vem conseguindo cada vez mais espaço atualmente, seja pela televisão, podcasts e outros meios. O público, de maneira geral, gosta de saber como chegamos até a informação, como foram os bastidores. E tem sempre muita história por trás. Temos a cobertura factual e, agora, cada vez mais espaço para o que está por trás.” 

A discussão foi enriquecida pela participação do professor de Jornalismo da UFJF, Paulo Roberto Figueira Leal, que incluiu questões como fake news, relações entre políticos e jornalistas e outras problemáticas. Figueira Leal explicou que, no cenário político atual, a comunicação é uma ferramenta importante para entender os diversos sistemas governamentais, acreditando ser esse um dos benefícios tragos pela Semana de Comunicação Márcio Guerra. “Um evento como este, que traz a política ao âmbito universitário, é importante pois consegue promover debates e complementar a formação dos estudantes. Ao mesmo tempo, traz-se um outro elemento, que é a trajetória pessoal desses ex-alunos, permitindo que as pessoas entendam quais são as chances, riscos e oportunidades que seguem o dia da formatura.”

Palestra contou ainda com a presença do homenageado, Márcio Guerra e da professora do CES-JF, Gilze Bara, que recepcionou os convidados. A programação da Semana de Comunicação Márcio Guerra se estende até este sábado, 9.