O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta sexta-feira, 8, a consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O Enade será aplicado no dia 24 de novembro, em instituições de ensino superior de todo o país. O exame inclui 20 cursos de graduação dos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos especiais (se solicitados e aprovados). O cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante. Para visualizar o cartão, os inscritos devem, primeiro, preencher o Questionário do Estudante.

O Questionário do Estudante é requisito para colação de grau, assim como a participação na prova e deve ser preenchido até as 23h59 do dia 21 de novembro. O Inep alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade no Enade.

Os coordenadores de curso conseguem visualizar um relatório com os locais de prova dos estudantes de seu curso, também pelo Sistema Enade, mas não haverá divulgação pública dos locais de prova.

20 cursos da UFJF serão avaliados

Em 2019, o Enade avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Na UFJF, a participação no Enade é obrigatória para estudantes que irão se formar entre os dias 1º de setembro de 2019 e 31 de julho de 2020, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Educação Física (Juiz de Fora e Governador Valadares); Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilidades; Engenharia Mecânica; Farmácia (JF e GV); Fisioterapia (JF e GV); Medicina (JF e GV); Medicina Veterinária; Nutrição (JF e GV) e Odontologia (JF e GV).

O estudante inscrito que não comparecer ao exame ou deixar de preencher o Questionário do Estudante fica em condição irregular junto ao Enade, sendo impedido de colar grau e de receber o diploma.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal, para cada área do conhecimento.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Confira a íntegra do Edital do Enade 2019.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional