Velhos dilemas, novos desafios. Evidenciar e debater questões como o impacto da política de drogas na população e uma nova regulamentação para o uso terapêutico da Cannabis é o objetivo do Simpósio Drogas e Sociedade. O evento será realizado no dia 8 de novembro, das 13h às 19h, no Anfiteatro I do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

A programação multidisciplinar conta com as mesas redondas: “A Cannabis entre a criminalização e o recurso terapêutico” e “Drogas e questões contemporâneas”. Na palestra de encerramento serão discutidos os novos marcos regulatórios sobre as drogas. O Simpósio é organizado pelo Núcleo de Estudos em Violência e Direitos Humanos (Nevidh), a Pró-Reitoria de Extensão e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.

O coordenador geral do evento, Paulo Cesar Pontes Fraga, afirma que as discussões e pesquisas acadêmicas têm impacto em mudanças nas políticas de drogas em diversos países. “Infelizmente no Brasil há um retrocesso com o abandono estatal de financiamento de ações importantes como para redução de danos, e o aprofundamento de uma política meramente repressiva sem políticas sociais. Temos questões sociais que precisam ser debatidas, esclarecidas e o Simpósio se apresenta como alternativa a essas funções”, explica Fraga.

As pesquisas

Atuando diretamente sobre o tema, o Nevidh, desde 2018, analisa as implicações sociais das políticas de drogas em diferentes facetas. O grupo conta com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e docentes de outras universidades, permitindo uma visão ampla e aprofundada para a produção científica. Além disso, o professor e criador do núcleo, Paulo Fraga, destaca as investigações sobre o cultivo de plantas consideradas ilícitas para consumo; os  usos não problemáticos de drogas; as políticas de drogas em outros países; os plantios para o autoconsumo; e a utilização massiva de uso das prisões provisórias e preventivas para o crime de venda de substâncias ilícitas.

O docente avalia como pautas a serem superadas no cenário nacional a descriminalização, a legalização e o sistema regulatório das políticas públicas de drogas. Além das barreiras para o reconhecimento dos benefícios dos canabinoides para diferentes doenças. Segundo Fraga, a terapêutica se apresenta como alternativa de tratamento e deveria passar por um novo marco regulatório. “Os meios legais são fundamentais para reverter a atual forma de abordar os temas. Mas precisamos ampliar os debates para que um maior número de pessoas tenham conhecimento mais apurado sobre o que são as drogas e os seus efeitos. Ainda, saber as consequências das políticas de drogas sobre as populações”, considera o pesquisador.

Outras informações: drogasesociedade2019@gmail.com ou nevdh.ufjf@gmail.com